Os setores da cadeia produtiva de plásticos devem incluir cada vez mais em sua rotina procedimentos de higienização e desinfecção de equipamentos e ambientes industriais. A execução desse trabalho é de extrema importância para empresas do ramo de embalagens, por exemplo, as quais estão diretamente ligadas à indústria de alimentos e bebidas, de produtos de limpeza e para cuidados pessoais, fármacos, entre outros.

 

A recente crise sanitária que consistiu no surto da Covid-19, e que parece estar chegando ao fim, reforçou as preocupações relacionadas à eliminação de microrganismos que podem promover a proliferação de doenças, o que se tornou um modus operandi na indústria e em diversas áreas nos últimos dois anos. E não vai parar por aí.

A importância da limpeza industrial é ponto central de uma campanha sobre a conscientização acerca do combate a doenças

 

A necessidade de intensificação dos cuidados no combate à permanência de vírus e bactérias em linhas de transformação de resinas termoplásticas, laboratórios industriais e em todos os departamentos de companhias também contribuiu e continua a contribuir para a valorização de serviços oferecidos por equipes especializadas em higienização, inclusive as que executam limpeza industrial.

 

Um exemplo disso é a campanha “Limpeza é saúde”, promovida pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo (Seac – SP). De acordo com informações divulgadas pela instituição em seu site, um dos objetivos ligados a esta ação é a conscientização sobre os benefícios que a limpeza executada de forma profissional pode proporcionar à saúde física e mental de colaboradores que atuam em parques fabris, e também pode contribuir para a obtenção de produtos com melhor qualidade.

 

Um trecho do conteúdo divulgado pela entidade em sua página oficial na internet corrobora este ponto, o qual diz respeito a “reconhecer que muitas das doenças estão ligadas ao ambiente em que passamos mais tempo do nosso dia a dia, o local de trabalho, além de trazer à luz a consciência de que limpeza, saúde e economia são conceitos que estão profundamente interligados”.

 

 

Empresas de limpeza podem participar

O Seac – SP informou que empresas que atuam na área de limpeza industrial e/ou em outras podem participar da campanha, podendo ainda obter certificação. Além disso, foi divulgado pela instituição que um conteúdo sobre questões relacionadas à higienização e aos cuidados necessários para evitar a proliferação de microrganismos nocivos à saúde, assim como sobre outros assuntos que englobam esta temática, será publicado periodicamente.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.



 

Imagem: Pixabay



 

Conteúdo relacionado:

 

Guia de fornecedores de EPIs para indústria do plástico

 

Aumenta a confiança na indústria de manufatura

 

#SEAC-SP #LimpezaIndustrial #PlásticoIndustrial

 



Mais Notícias PI



Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024



Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024