A Think Circular, desenvolvida pela Circular Brain (São Paulo, SP), é uma plataforma digital de gestão de manufatura reversa de equipamentos eletroeletrônicos, que digitaliza a operação de recicladores e operadores de resíduos.

 

A plataforma foi descrita como um sistema digital para rastreabilidade e gestão do ciclo de vida de equipamentos eletroeletrônicos. Um hub digital voltado à economia circular, bem como, à logística reversa (pós-venda e pós-consumo), segurança da informação, reúso, reciclagem e disposição final de produtos complexos. Além disso, a plataforma é capaz de atender às necessidades de operadores de resíduos e recicladores, de ponta a ponta do processo, digitalizando totalmente a operação desses recicladores, desde a gestão dos clientes, emissão de MTRs e CDF, gestão operacional com rastreabilidade total, até controle de estoques e resultado por OS, por exemplo.

 

 

Segundo a companhia, a ferramenta foi desenvolvida com um algoritmo de rastreabilidade que centraliza as informações dos fluxos dos produtos e materiais gerando, de forma automatizada, relatórios para comunicação de stakeholders, centralizados em um portal para solicitação de coletas e acompanhamento dos processos.

 

Por meio de telas interativas, os operadores podem realizar a gestão de documentos, procedimentos e requisitos das normas de maneira simples e automatizada, controlando a descaracterização, balanço de massas e rastreabilidade e a disposição final das frações. Todas essas funcionalidades oferecidas tornam o acesso à certificação de sua operação mais fácil e garante maior segurança para os seus clientes.

 

Ainda de acordo com a Circular Brain, essa ferramenta foi certificada no último mês de março pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), por estar em conformidade com a Norma ABNT NBR 16.156:2013, a qual estabelece requisitos para proteção ao meio ambiente e para o controle dos riscos de segurança e saúde no trabalho na atividade de manufatura reversa de resíduos de eletroeletrônicos.

 

Para Fernando Perfeito, CGO da Circular Brain, “Com a certificação da Think Circular pela ABNT, estamos dando um passo importante para o estabelecimento de uma rede nacional de operadores qualificados para sistemas de logística reversa, bem como ajudamos a viabilizar a comercialização de créditos de reciclagem, para aumentar a taxa de reciclagem no País”.

 

Utilizamos a nossa experiência na operação de resíduos eletrônicos para desenvolver uma plataforma completa, capaz de atender todas as necessidades dos operadores de resíduos. Desde a entrada das informações, cadastramento dos clientes, até o rastreamento total da carga, entre outras funções. O certificado ABNT da Think Circular é o atestado do nosso compromisso e da nossa seriedade junto ao mercado de reciclagem e aos desafios para o desenvolvimento de um mundo cada vez mais sustentável”, concluiu Marcus Oliveira, CEO da Circular Brain.

 

(Fotos: Circular Brain)

#economiacircular #sustentabilidade #plataformadigital #reciclagem 



Mais Notícias PI



Mobilidade elétrica: novos grades de PPA voltados à inovação sustentável

Empresa desenvolveu novas soluções de poliftalamida (PPA) projetadas para aplicações em componentes de transportes elétricos e em eletrônica de potência.

30/11/2021


ESG na prática no setor de plásticos

Optar pela desafiadora reciclagem de filmes flexíveis levou a Plastiweber a conceber novos produtos e aplicações para os laminados obtidos a partir de material pós-consumo.

30/11/2021


Nova paleta de cores para plásticos inspirada no Brasil

Catálogo de cores para o mercado brasileiro de plásticos foi elaborado a partir de estudo que contou com a colaboração de fornecedores de masterbatches e fabricantes de peças plásticas. As paletas são indicadas para utensílios domésticos, brinquedos e diversos itens.

26/11/2021