Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Metropolitana de Tóquio, Japão, propõe um método catalítico para a reciclagem química exclusiva de resíduos de poli(tereftalato de etileno) (PET).

 

A técnica consiste no desenvolvimento de um sistema catalítico de ferro (cloreto de ferro III), que demonstrou um desempenho superior, operando em temperaturas moderadas (120–180 °C) e sem a necessidade de ácidos ou bases fortes. O processo é baseado na transesterificação com álcool, convertendo quimicamente os resíduos de PET em suas matérias-primas originais, como o tereftalato de dimetila (DMT) e outros diésteres.

 

A conversão se revelou altamente eficiente, alcançando taxas de recuperação que variam de 99,7 a 99,9%, mesmo quando o processo foi testado em escala ampliada.

 

Uma característica crucial do método é sua capacidade seletiva. O catalisador à base de ferro permite a despolimerização seletiva do PET mesmo quando misturado com outros tipos de plásticos ou resíduos têxteis, por exemplo.

 

A capacidade de isolar e processar o PET é fundamental para a viabilidade industrial, pois simplifica o pré-tratamento dos resíduos sólidos e assegura a pureza dos monômeros recuperados, que podem ser reutilizados diretamente para fabricar PET novamente.

 

O artigo completo está disponível aqui.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

Imagem: Shutterstock

 

 

 

 

Leia também:

 

Europa conclui a norma para classificação de reciclados

 

Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

 



Mais Notícias PI



Padronização pode promover o uso de gêmeos digitais na indústria

Nova norma vai padronizar o conceito de gêmeo digital, ajudando a reduzir divergências e acelerar a maturidade do mercado nacional desse tipo de tecnologia com alto potencial de uso industrial.

13/02/2026


Reciclagem mecânica de plásticos avança no Brasil

A reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo movimentou R$ 4 bilhões no País em 2024, conforme mostrou um levantamento atualizado do Movimento Plástico Transforma.

13/02/2026


Sāco conquista selo de sustentabilidade da EcoVadis

A fabricante de compostos e masterbatches Sāco AEI Polymers foi classificada como uma das melhores empresas avaliadas globalmente em desempenho de sustentabilidade.

13/02/2026