A Techmation, empresa asiática com subsidiária em São Paulo (SP), desenvolveu um módulo conversor que transforma sinais de processo em dados de padrão OPC-UA, que podem ser lidos por sistemas controladores para efeito de integração entre máquinas, robôs e periféricos.

 

O pequeno dispositivo pode ser conectado à interface homem-máquina (IHM) dos equipamentos de transformação, convertendo os sinais captados por sensores em arquivos de dados a serem usados por sistemas de gerenciamento e controle, criando uma plataforma para fábricas inteligentes, como explicou Carlos Eduardo Gorgueira, da Techmation, durante apresentação do conversor na feira Plástico Brasil (foto ao lado).

 

Instalado em injetoras elétricas, o módulo permite o controle em malha fechada, alimentado por dados coletados em pontos estratégicos do equipamento, de modo a fornecer informações relacionadas ao status de operação. Nas injetoras híbridas, também é possível manter o controle em malha fechada, porém, apenas em relação aos dados de pressão do equipamento.

 

Os dados convertidos podem ser visualizados e manipulados em um sistema de integração com recursos para execução das principais operações associadas à conexão entre equipamentos, alimentação de dados em nuvem e demais demandas digitais dos processos que caracterizam o conceito de indústria 4.0. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail contato@techmation.com.br.

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Unificação do protocolo de comunicação entre máquinas para plásticos

 

IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário

 

Componel passa a usar inteligência artificial no seu chão de fábrica

 

 

#Techmation

#indústria4.0

 



Mais Notícias PI



Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025


Nanoaditivos à base de nióbio melhoram polímeros reciclados

A catarinense Nione desenvolveu aditivos nanoestruturados à base de nióbio que restauram e potencializam propriedades de polímeros reciclados, permitindo o seu uso em aplicações de alto desempenho.

30/09/2025


Eins tem foco em projetos individualizados de automação na indústria de plásticos

Fabricante japonesa de garras para manipulação de peças plásticas lançou um novo catálogo com cerca de 1.500 itens que permitem customizar robôs de diversos fabricantes para a manipulação de diferentes tipos de peças plásticas.

30/09/2025