A Techmation, empresa asiática com subsidiária em São Paulo (SP), desenvolveu um módulo conversor que transforma sinais de processo em dados de padrão OPC-UA, que podem ser lidos por sistemas controladores para efeito de integração entre máquinas, robôs e periféricos.

 

O pequeno dispositivo pode ser conectado à interface homem-máquina (IHM) dos equipamentos de transformação, convertendo os sinais captados por sensores em arquivos de dados a serem usados por sistemas de gerenciamento e controle, criando uma plataforma para fábricas inteligentes, como explicou Carlos Eduardo Gorgueira, da Techmation, durante apresentação do conversor na feira Plástico Brasil (foto ao lado).

 

Instalado em injetoras elétricas, o módulo permite o controle em malha fechada, alimentado por dados coletados em pontos estratégicos do equipamento, de modo a fornecer informações relacionadas ao status de operação. Nas injetoras híbridas, também é possível manter o controle em malha fechada, porém, apenas em relação aos dados de pressão do equipamento.

 

Os dados convertidos podem ser visualizados e manipulados em um sistema de integração com recursos para execução das principais operações associadas à conexão entre equipamentos, alimentação de dados em nuvem e demais demandas digitais dos processos que caracterizam o conceito de indústria 4.0. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail contato@techmation.com.br.

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Unificação do protocolo de comunicação entre máquinas para plásticos

 

IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário

 

Componel passa a usar inteligência artificial no seu chão de fábrica

 

 

#Techmation

#indústria4.0

 



Mais Notícias PI



Sinesis oferece teste gratuito de IA para máquinas industriais

A empresa desenvolveu uma plataforma baseada em inteligência artificial que pode coletar dados provenientes de processos fabris a partir de sensores, e assim auxiliar na gestão da manutenção de parques fabris.

09/05/2025


Novo controlador amplia as possibilidades de monitoramento da injeção

A Techmation lançou um novo controlador para máquinas injetoras que pode ter sua capacidade de troca de dados ampliada de forma modular.

30/04/2025


Tecnologia como aliada: produtividade mais acessível para pequenas e médias indústrias de plásticos

Tornar o software de engenharia acessível para o técnico resulta diretamente em aumento da produtividade. Este é um avanço estratégico para a competitividade do setor.

24/04/2025