A Techmation, empresa asiática com subsidiária em São Paulo (SP), desenvolveu um módulo conversor que transforma sinais de processo em dados de padrão OPC-UA, que podem ser lidos por sistemas controladores para efeito de integração entre máquinas, robôs e periféricos.

 

O pequeno dispositivo pode ser conectado à interface homem-máquina (IHM) dos equipamentos de transformação, convertendo os sinais captados por sensores em arquivos de dados a serem usados por sistemas de gerenciamento e controle, criando uma plataforma para fábricas inteligentes, como explicou Carlos Eduardo Gorgueira, da Techmation, durante apresentação do conversor na feira Plástico Brasil (foto ao lado).

 

Instalado em injetoras elétricas, o módulo permite o controle em malha fechada, alimentado por dados coletados em pontos estratégicos do equipamento, de modo a fornecer informações relacionadas ao status de operação. Nas injetoras híbridas, também é possível manter o controle em malha fechada, porém, apenas em relação aos dados de pressão do equipamento.

 

Os dados convertidos podem ser visualizados e manipulados em um sistema de integração com recursos para execução das principais operações associadas à conexão entre equipamentos, alimentação de dados em nuvem e demais demandas digitais dos processos que caracterizam o conceito de indústria 4.0. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail contato@techmation.com.br.

 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Unificação do protocolo de comunicação entre máquinas para plásticos

 

IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário

 

Componel passa a usar inteligência artificial no seu chão de fábrica

 

 

#Techmation

#indústria4.0

 



Mais Notícias PI



Parceria no desenvolvimento de retardantes de chama mais sustentáveis

Joint venture entre a Clariant e a chinesa Fuhua tem como objetivo investir no desenvolvimento e produção em escala de retardantes não halogenados, que atendam à regulamentação de diferentes segmentos usuários de peças plásticas.

11/11/2025


Plásticos e metais unidos em estruturas híbridas

A união de metais e plásticos de forma automatizada se tornou mais fácil com o método desenvolvido pela empresa austríaca Royos. A técnica tem foco na produção de estruturas híbridas para segmentos como o aeronáutico e de componentes de precisão.

11/11/2025


Engel adquire a Trexel. Um impulso para a injeção de peças mais leves.

O anúncio foi feito pela companhia austríaca durante a feira K, onde também foram divulgados os seus atuais pilares de desenvolvimento tecnológico para o setor de injeção.

29/10/2025