A Techmation, empresa asiática com subsidiária em São Paulo (SP), desenvolveu um módulo conversor que transforma sinais de processo em dados de padrão OPC-UA, que podem ser lidos por sistemas controladores para efeito de integração entre máquinas, robôs e periféricos.
O pequeno dispositivo pode ser conectado à interface homem-máquina (IHM) dos equipamentos de
transformação, convertendo os sinais captados por sensores em arquivos de dados a serem usados por sistemas de gerenciamento e controle, criando uma plataforma para fábricas inteligentes, como explicou Carlos Eduardo Gorgueira, da Techmation, durante apresentação do conversor na feira Plástico Brasil (foto ao lado).
Instalado em injetoras elétricas, o módulo permite o controle em malha fechada, alimentado por dados coletados em pontos estratégicos do equipamento, de modo a fornecer informações relacionadas ao status de operação. Nas injetoras híbridas, também é possível manter o controle em malha fechada, porém, apenas em relação aos dados de pressão do equipamento.
Os dados convertidos podem ser visualizados e manipulados em um sistema de integração com recursos para execução das principais operações associadas à conexão entre equipamentos, alimentação de dados em nuvem e demais demandas digitais dos processos que caracterizam o conceito de indústria 4.0. Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail contato@techmation.com.br.
Conteúdo relacionado:
Unificação do protocolo de comunicação entre máquinas para plásticos
IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário
Componel passa a usar inteligência artificial no seu chão de fábrica
#Techmation
#indústria4.0
Mais Notícias PI
Nova plataforma de software permite que células robóticas aprendam e executem tarefas complexas de manipulação e acabamento sem a necessidade de programação passo a passo.
17/04/2026
Laboratório de fabricação digital que integra uma rede global do MIT será aberto ao público semanalmente.
17/04/2026
Alta de 2% do faturamento do setor de plásticos em 2026 será impulsionada pela demanda por embalagens para alimentos e bebidas, de acordo com uma projeção da Abiplast.
17/04/2026