Lançado pela editora Blucher, o livro Materiais em Design: 112 materiais para design de produtos mostra as características, vantagens e desvantagens de cerca de 112 materiais empregados em diversos produtos e como tais características estão associadas ao seu design.

 

Dentre os materiais abordados pelo autor estão os naturais (madeiras, fibras, plantas e de origem animal), minerais (metais ferrosos, metais não ferrosos, cerâmicas, etc), e os petroquímicos, com exemplos de diversas aplicações de polímeros simples como PEBD, PEAD, PP, PS, PET, PVC, PMMA e PU; e de plásticos de engenharia como ABS, ASA, PBT, PA, PC, PEEK, PPSU, POM, TPE, EVA, PLA, UF e silicone.

 

Cada material descrito no livro possui uma imagem e descrição geral que traz conceitos científicos e históricos do material, bem como informações sobre suas principais características, custo, fontes de obtenção, produção, sustentabilidade, aplicações, entre outras.

 

A obra redigida por Chris Lefteri, traduzida para o português, possui 256 páginas sendo cerca de 60 delas dedicadas exclusivamente aos polímeros, e está disponível para compra por meio do site da editora (www.blucher.com.br) pelo preço sugerido de R$ 89,00 (versão física).

 

#livro #plasticbook #materiaisemdesign #editorablucher



Mais Notícias PI



Livro aborda o processamento de termoplásticos

Publicação trata da estrutura e as propriedades dos polímeros, e também de dois dos principais processos de transformação de termoplásticos: injeção e extrusão.

16/04/2024


Indústria 4.0 e segurança de máquinas são temas de livro

Normas de segurança de máquinas industriais e boas práticas para a implantação de sistemas para impedimento de ataques cibernéticos são alguns dos temas tratados na obra.

19/03/2024


Reciclagem do plástico é tema de livro com nova edição

Dicas para tornar a reciclagem um negócio lucrativo e conhecimentos práticos para esta área são alguns dos tópicos abordados na obra.

08/12/2023