Lançado pela editora Blucher, o livro Materiais em Design: 112 materiais para design de produtos mostra as características, vantagens e desvantagens de cerca de 112 materiais empregados em diversos produtos e como tais características estão associadas ao seu design.

 

Dentre os materiais abordados pelo autor estão os naturais (madeiras, fibras, plantas e de origem animal), minerais (metais ferrosos, metais não ferrosos, cerâmicas, etc), e os petroquímicos, com exemplos de diversas aplicações de polímeros simples como PEBD, PEAD, PP, PS, PET, PVC, PMMA e PU; e de plásticos de engenharia como ABS, ASA, PBT, PA, PC, PEEK, PPSU, POM, TPE, EVA, PLA, UF e silicone.

 

Cada material descrito no livro possui uma imagem e descrição geral que traz conceitos científicos e históricos do material, bem como informações sobre suas principais características, custo, fontes de obtenção, produção, sustentabilidade, aplicações, entre outras.

 

A obra redigida por Chris Lefteri, traduzida para o português, possui 256 páginas sendo cerca de 60 delas dedicadas exclusivamente aos polímeros, e está disponível para compra por meio do site da editora (www.blucher.com.br) pelo preço sugerido de R$ 89,00 (versão física).

 

#livro #plasticbook #materiaisemdesign #editorablucher



Mais Notícias PI



Gestão empresarial e sustentabilidade

Saiba mais sobre o livro que reúne diálogos sobre teoria, conceitos e metodologias relacionados à gestão empresarial para a sustentabilidade.

14/10/2021


Economia circular, sistemas locais de produção e ecoparques industriais: princípios, modelos e casos (aplicações)

Livro que contribui com reflexões e modelos próprios na busca de soluções para o paradigma da produção sustentável.

14/10/2021


Bioplásticos: biodegradáveis & biobased – Definições, fontes e aplicações

Saiba mais sobre o livro com conteúdo sobre materiais plásticos de fontes sustentáveis.

04/11/2021