As mudanças em andamento no segmento automobilístico estão chamando a atenção da área de plásticos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de materiais poliméricos que apresentem propriedades adequadas aos requisitos de fabricação de carros elétricos.

Usar plásticos para substituir metais na fabricação de carros será tema de curso

 

Essa transição também é movida pelas mudanças de hábito de consumidores e pelo estabelecimento de medidas para a preservação do meio ambiente, as quais incluem metas de redução da emissão de poluentes e de implantação de infraestrutura para frotas de veículos que se aproximem dos conceitos de sustentabilidade.

 

No atual cenário, os plásticos se mostram cada vez mais uma alternativa interessante à substituição de materiais tradicionalmente utilizados na fabricação de automóveis, proporcionando vantagens como, por exemplo, mais leveza e a possibilidade de inserção de polímeros obtidos a partir da reciclagem de resíduos pós-uso/pós-consumo na produção de autopeças, entre outras.

 

Esses serão alguns dos assuntos a serem abordados no curso “Substituição de metais por plásticos em aplicações automotivas”, que será realizado nos dias 20 e 21 de setembro de 2021, em formato online, pela SAE Brasil.

 

A programação do treinamento será composta por módulos com os seguintes tópicos:

 

 

Conforme divulgado pela instituição, as aulas serão ministradas por Ricardo V. Cuzziol de Carvalho, que é especialista em moldagem de polímeros. Elas acontecerão ao vivo das 19 às 22 horas.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. A agenda de cursos da área de plásticos está disponível em nosso site.

 

Imagem: Pixabay

 

#SAEBrasil #Automobilística #Curso #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Aditivo reforça a proteção contra luz UV

A BASF passou a comercializar um novo aditivo que, se combinado com outros agentes, aumenta a durabilidade de plásticos que serão expostos à luz solar.

21/10/2025


Oerlikon lança sistema da câmara quente sem agulhas

Os componentes foram substituídos por um diafragma que controla o fluxo de material fundido.

21/10/2025


Óleo de cozinha convertido em PP dá origem a embalagens de margarina

Braskem, Qualy e Bomix participam de um projeto que converteu óleo de cozinha pós-consumo em polipropileno bio-circular, usado na fabricação de embalagens de margarina.

21/10/2025