As mudanças em andamento no segmento automobilístico estão chamando a atenção da área de plásticos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de materiais poliméricos que apresentem propriedades adequadas aos requisitos de fabricação de carros elétricos.

Usar plásticos para substituir metais na fabricação de carros será tema de curso

 

Essa transição também é movida pelas mudanças de hábito de consumidores e pelo estabelecimento de medidas para a preservação do meio ambiente, as quais incluem metas de redução da emissão de poluentes e de implantação de infraestrutura para frotas de veículos que se aproximem dos conceitos de sustentabilidade.

 

No atual cenário, os plásticos se mostram cada vez mais uma alternativa interessante à substituição de materiais tradicionalmente utilizados na fabricação de automóveis, proporcionando vantagens como, por exemplo, mais leveza e a possibilidade de inserção de polímeros obtidos a partir da reciclagem de resíduos pós-uso/pós-consumo na produção de autopeças, entre outras.

 

Esses serão alguns dos assuntos a serem abordados no curso “Substituição de metais por plásticos em aplicações automotivas”, que será realizado nos dias 20 e 21 de setembro de 2021, em formato online, pela SAE Brasil.

 

A programação do treinamento será composta por módulos com os seguintes tópicos:

 

 

Conforme divulgado pela instituição, as aulas serão ministradas por Ricardo V. Cuzziol de Carvalho, que é especialista em moldagem de polímeros. Elas acontecerão ao vivo das 19 às 22 horas.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. A agenda de cursos da área de plásticos está disponível em nosso site.

 

Imagem: Pixabay

 

#SAEBrasil #Automobilística #Curso #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Sistema Wi-Fi promove comunicação entre máquinas industriais

A CTN desenvolveu dispositivos que conectam máquinas industriais e permitem a programação da execução de comandos, além da transmissão de dados provenientes da produção. O sistema é adaptável a máquinas injetoras.

12/08/2025


Plástico de base biológica é usado em embalagem para spray nasal

A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.

12/08/2025


Fabricação de dispositivos médicos mantém expansão

Relatório setorial da ABIMO informa que a indústria de dispositivos médicos segue contratando e soma mais de 85 mil empregos diretos.

12/08/2025