Na semana passada foi dado um passo importante para impulsionar a reciclagem de materiais no País, com a aprovação do Projeto de Lei 4035/21 pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

A medida tem o potencial de reduzir custos nas operações de reciclagem, ao isentar recicladores e cooperativas de catadores do pagamento de PIS e COFINS na compra de materiais recicláveis, beneficiando empresas que utilizam esses insumo como matéria-prima ou material secundário, o que impacta diretamente o setor de plásticos.

 

De autoria de Vicícius Carvalho (Republicanos/SP), o texto tramita desde 2021, de forma conjunta com o PL 1800/2021, de Domingos Sávio (PSDB/MG), que trata do mesmo tema, e já passou pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pela Coordenação de Comissões Permamentes, e também Finanças e Tributação. O próximo passo é a sua aprovação final pelo Senado Federal.

 

O autor do texto argumenta que o setor de reciclagem possui potencial de crescimento vertiginoso, desde que fomentado por políticas públicas, conforme preconizado por instrumentos como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) ou a Lei do Bem (11.196/05) , mecanismo especial de isenção fiscal criado em 2005 para estimular o desenvolvimento tecnológico e aumentar a competitividade da indústria nacional.

 

O texto do PL 4035/21 pode ser lido em sua íntegra aqui.

 

_________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_________________________________________________________________________________

 

Imagem: Shutterstock

 

 

 

Leia também:

 

A PL que beneficia a reciclagem e a sua relação com créditos de carbono

 

Como ampliar o acesso das empresas à Lei do Bem

 

 

#PL4035



Mais Notícias PI



Adirplast analisa impacto da reforma tributária no setor de resinas plásticas

Encontro reuniu empresas associadas à Adirplast e especialistas do setor jurídico, com o objetivo de debater as consequências diretas da mudança fiscal no setor de plásticos.

16/09/2025


PET reciclado. Os desafios do mercado europeu.

Maior disponibilidade, redução da demanda e complexidade regulatória compõem o atual cenário do mercado europeu de PET reciclado.

16/09/2025


Multipet amplia a produção de sopradoras

Mercado aquecido especialmente pelas empresas de água mineral levou a fabricante paranaense a aumentar a oferta de máquinas, com destaque para o modelo totalmente elétrico com capacidade de até 18 mil garrafas/hora.

09/09/2025