A equipe econômica do Governo Federal investiu em mais uma medida visando obter melhor desempenho da atividade econômica por meio da abertura comercial. Assim, anunciou no último dia 3 mais um pacote de redução de tarifas de importação, desta vez contemplando mais insumos da cadeia de petroquímicos, com validade de um ano.

 

A decisão foi tomada na segunda reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao Ministério da Economia, e estabelece a redução por meio da inclusão de insumos e resinas plásticas na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec).

 

Os itens incluídos são glifosato/sal de monoisopropilamina (base para defensivos agrícolas) e insumos petroquímicos como copolímeros de etileno, poli(cloreto de vinila)(PVC) não misturado a outras substâncias e obtido por processo de suspensão; resina de polipropileno copolímero (PP), que já havia sido objeto de uma redução anunciada no mês de julho; e também a resina (poli(tereftalato de etileno) (PET), mas com índice de viscosidade de 78 ml/g ou superior.

Com a inclusão na Letec, as alíquotas de imposto de importação para esses itens caem da faixa de 9,6% a 11,2% para entre 3,3% e 4,4%, conforme tabela disponível no portal do Ministério da Economia.


 

Foto: Pixabay


 

Conteúdo relacionado:

A guerra na Ucrânia e o cenário petroquímico

Mercado demanda mais agentes plastificantes sem ftalatos



 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024