Será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em formato totalmente online, o Recy-Plastech, Seminário Internacional de Sustentabilidade e Reciclagem de Plásticos. O evento, que teve sua primeira edição realizada presencialmente em 2019, retorna em novo formato devido à incerteza quanto às restrições sanitárias decorrentes da Covid-19.

 

Os desafios da pandemia, por sinal, estão entre os itens da programação preliminar do evento, que pretende reunir representantes dos principais projetos voltados à circularidade na cadeia produtiva dos materiais plásticos.

 

Entre os principais temas a serem tratados nas lives programadas estão economia circular e sustentabilidade; a Nova Economia do Plástico e políticas de ESG; reciclagem mecânica; panorama da reciclagem de materiais flexíveis; reciclagem de PVC e de PET; aditivos para a melhoria da qualidade de materiais reciclados; reciclagem química e bioplásticos.

 

Algumas palestras já confirmadas são:
 

Abertura: A Nova Economia do Plástico e as políticas de ESG  - Onara Lima, Ambipar/ Guilherme Brammer, Boomera

Brasil, uma Plataforma Mundial para Biopolímeros - Kim Fabri , CEO da ERT

Soluções da Abiplast para a Economia Circular e Governança da Cadeia de embalagens plásticas - Paula Pariz Lorenzoni de Oliveira, Abiplast

Programa Terracycle & 3M de reciclagem de esponjas - 3M

Inovação na reciclagem de embalagens flexíveis - Marcelo Mason, Deink Brasil

Reciclagem de PE de qualidade para alimentos- uma visão geral da tecnologia - Simon  Schodl, Erema

Ciclo fechado para embalagens alimentícias pós consumo em PET e PS com a tecnologia MRS - Andrés Grunewald, Gneuss

Agente Graphistrenght, contendo nanotubo de carbono / grafeno como melhorador de impacto, atribuindo resistência a UV, cor preta, propriedades anti-estáticas, condutividade térmica e redução de peso para reciclados - Arkema

Como conectar os elos da cadeia de valor para construção de soluções circulares em escala - Beatriz Luz,  Exchange4Change Brasil

Reciclagem de Polímeros Compostáveis - Emanuel Martins, diretor de operações da ERT

ELIUM - resina termoplástica líquida, reciclável mecanicamente e quimicamente - e soluções sustentáveis - Arkema

 

Entre as instituições que apoiam o Recy-Plastech estão Abimaq/CSMAIP, Abicom, Abief, Abipla, Abipet, Abiplast, INP, Plastivida e Sindiplast e Exchange4Change Brasil.

 

 

O evento é organizado pela Markeplan (São Paulo, SP) e as inscrições gratuitas podem ser feitas aqui.



 

Conteúdo relacionado:

 

Ciclo fechado para embalagens de defensivos agrícolas

 

Consórcio para reciclagem e economia circular usa plataforma digital e blockchain


#reciclagemdeplásticos   #RecyPlastech



Mais Notícias PI



Nova paleta de cores para plásticos inspirada no Brasil

Catálogo de cores para o mercado brasileiro de plásticos foi elaborado a partir de estudo que contou com a colaboração de fornecedores de masterbatches e fabricantes de peças plásticas. As paletas são indicadas para utensílios domésticos, brinquedos e diversos itens.

26/11/2021


Instituto promove a reciclagem de compósitos usados em turbinas eólicas e no setor aeronáutico

O Projeto EROS, do Aimplas, trabalha no desenvolvimento de novos processos de reciclagem mecânica e química para a recuperação de materiais compósitos utilizados na aeronáutica e no setor de energia eólica.

19/11/2021


Resíduos de PU decompostos por via química dão origem a novos monômeros

Consórcio dinamarquês de pesquisa trabalha no desenvolvimento de uma técnica de reciclagem química que despolimeriza o poliuretano termofixo e dá origem a material semelhante ao original.

19/11/2021