Em 27 de maio de 2025 acontece a 18a edição do Seminário Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos, evento promovido pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e pela Markeplan Feiras e Eventos, que será realizado em São Paulo (SP).
A Comissão Organizadora do evento tem como objetivo promover discussões sobre a criação de modelos de negócios no setor de reciclagem e economia circular alinhados com os conceitos de sustentabilidade, bem como de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A reciclagem e o reaproveitamento de resíduos serão os temas centrais do seminário que contará com apresentações em que serão abordados tópicos relacionados a essas e outras áreas, tais como economia circular e coleta e segregação de materiais, e, inclusive, os atuais desafios e demandas da indústria de manufatura.
Também estão programadas para a edição deste ano palestras sobre aditivação de plásticos reciclados, resinas produzidas a partir da reciclagem de resíduos, máquinas e sistemas para o setor de reciclagem, assim como análises laboratoriais de materiais reciclados.
Ainda sobre a programação, a reciclagem de resíduos provenientes da indústria de eletroeletrônicos deverá ser um dos temas das apresentações. Este assunto é abordado no artigo “Aumenta o uso de resinas recicladas na produção de eletroeletrônicos”, na seção Artigos técnicos em nosso portal.
O seminário acontece no Auditório da Escola Americana Mackenzie. Rua Piauí, 130, Higienópolis, São Paulo (SP). 02327-135.
As inscrições podem ser feitas nessa página.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagem: Divulgação.
Participe de mais eventos do setor de plásticos:
World Plastic Connection Summit terá nova edição em abril
Submissão de trabalhos ao Bioplastics Brazil tem nova data
#EscolaPolitécnica #USP #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A sanção da Lei 15.394/2026 corrige distorções tributárias e permite o uso de créditos de PIS/Cofins na compra de resíduos, equilibrando os custos entre a matéria-prima virgem e a reciclada.
28/04/2026
O SESI Lab e o Movimento Plástico Transforma inauguraram a oficina interativa “Caminhos do Plástico”, um espaço aberto ao público.
14/04/2026
Curso on-line lançado pela Rede pela Circularidade do Plástico e a universidade iWrc abordará a identificação, separação e reciclagem de plásticos.
07/04/2026