Garantir uma pressão de contato uniforme durante a soldagem a laser de componentes plásticos é um critério importante para a obtenção de produtos finais de boa qualidade. A linha de junção só adquire boa qualidade se houver pressão constante em toda a área de soldagem.

 

Na maioria dos sistemas, ferramentas de vidro são usadas com esta finalidade por serem transparentes ao laser, mas elas apresentam desvantagens como o acúmulo de partículas, que acaba comprometendo a própria transparência, com potencial prejuízo do resultado da soldagem. Para evitar esse problema, o vidro deve ser limpo ou substituído regularmente, resultando em interrupções da produção. O manuseio costuma ser complicado e, especialmente no caso de altas taxas de produção, esse processo pode afetar seriamente a produtividade e a lucratividade.

 

Esses pontos fracos foram avaliados pela empresa alemã LPKF Laser & Electronics, desenvolvedora de sistemas a laser, que criou um dispositivo de fixação duplo (DCD) com potencial para contorná-los.

 

Testado em campo, o DCD é feito de metal e fixa as peças pela parte externa e interna. Seu projeto incorpora um canal para passagem do feixe de laser e várias barras de retenção finas e de formato especial que não interferem na linha de solda, mesmo após muitos ciclos de produção. Por ser bastante robusto, o dispositivo dificilmente sofre danos e, caso isso ocorra, pode ter componentes trocados com facilidade, o que não acontece com uma placa de vidro.




O dispositivo de fixação dupla LPKF (DCD). O projeto com barras de retenção finas permite a passagem do feixe de laser e resiste a muitos ciclos de produção (foto: LPKF)

 

 

 

Conteúdo relacionado:

União mecânica entre peças feitas com polímero expandido

 

#LPKF

#soldagemdepeçasplásticas

 

 



Mais Notícias PI



Padronização pode promover o uso de gêmeos digitais na indústria

Nova norma vai padronizar o conceito de gêmeo digital, ajudando a reduzir divergências e acelerar a maturidade do mercado nacional desse tipo de tecnologia com alto potencial de uso industrial.

13/02/2026


Reciclagem mecânica de plásticos avança no Brasil

A reciclagem mecânica de plásticos pós-consumo movimentou R$ 4 bilhões no País em 2024, conforme mostrou um levantamento atualizado do Movimento Plástico Transforma.

13/02/2026


Sāco conquista selo de sustentabilidade da EcoVadis

A fabricante de compostos e masterbatches Sāco AEI Polymers foi classificada como uma das melhores empresas avaliadas globalmente em desempenho de sustentabilidade.

13/02/2026