Garantir uma pressão de contato uniforme durante a soldagem a laser de componentes plásticos é um critério importante para a obtenção de produtos finais de boa qualidade. A linha de junção só adquire boa qualidade se houver pressão constante em toda a área de soldagem.
Na maioria dos sistemas, ferramentas de vidro são usadas com esta finalidade por serem transparentes ao laser, mas elas apresentam desvantagens como o acúmulo de partículas, que acaba comprometendo a própria transparência, com potencial prejuízo do resultado da soldagem. Para evitar esse problema, o vidro deve ser limpo ou substituído regularmente, resultando em interrupções da produção. O manuseio costuma ser complicado e, especialmente no caso de altas taxas de produção, esse processo pode afetar seriamente a produtividade e a lucratividade.
Esses pontos fracos foram avaliados pela empresa alemã LPKF Laser & Electronics, desenvolvedora de sistemas a laser, que criou um dispositivo de fixação duplo (DCD) com potencial para contorná-los.
Testado em campo, o DCD é feito de metal e fixa as peças pela parte externa e interna. Seu projeto incorpora um canal para passagem do feixe de laser e várias barras de retenção finas e de formato especial que não interferem na linha de solda, mesmo após muitos ciclos de produção. Por ser bastante robusto, o dispositivo dificilmente sofre danos e, caso isso ocorra, pode ter componentes trocados com facilidade, o que não acontece com uma placa de vidro.
O dispositivo de fixação dupla LPKF (DCD). O projeto com barras de retenção finas permite a passagem do feixe de laser e resiste a muitos ciclos de produção (foto: LPKF)
Conteúdo relacionado:
União mecânica entre peças feitas com polímero expandido
#LPKF
#soldagemdepeçasplásticas
Mais Notícias PI
Encontro reuniu empresas associadas à Adirplast e especialistas do setor jurídico, com o objetivo de debater as consequências diretas da mudança fiscal no setor de plásticos.
16/09/2025
A belga Syensqo lançou uma nova poliftalamida biocompatível e resistente a altas temperaturas. A proposta é o seu uso na fabricação de itens de uso único para a área médica.
16/09/2025
Maior disponibilidade, redução da demanda e complexidade regulatória compõem o atual cenário do mercado europeu de PET reciclado.
16/09/2025