A alemã Covestro, com subsidiária em São Paulo (SP), declarou que está trabalhando com 21 parceiros de nove países diferentes no Circular Foam, um projeto que visa fechar o ciclo de vida das espumas rígidas de poliuretano (PU), utilizadas como material para isolamento de refrigeradores e de prédios e construções.

 

De acordo com a empresa, até o momento não existe uma gestão coordenada dos resíduos ou processos adequados de reciclagem para um ciclo de vida sustentável desse produto. Entretanto, o projeto Circular Foam visa mudar isso unindo esforços de especialistas acadêmicos, empresas e da sociedade para desenvolver um modelo de solução completo nos próximos anos. O projeto pretende demonstrar todas as etapas tecnológicas necessárias para atingir a circularidade dos plásticos em aplicações pós-consumo, tendo como exemplo as espumas rígidas de PU, usadas como isolamento em equipamentos refrigeradores, como as geladeiras, e em edificações.

 

A reciclagem química permite a reutilização de materiais que, ao final de seu ciclo de vida, não podem ser recuperados por meio da reciclagem mecânica devido às suas propriedades. Atualmente, parte desses materiais são incinerados, para recuperação energética. Neste processo, os precursores utilizados são perdidos. Ainda segundo a Covestro, o propósito do projeto é investigar dois caminhos possíveis de reciclagem para as espumas rígidas de PU: quimólise e pirólise. O objetivo é obter novamente os polióis e aminas como matérias-primas para a produção de espumas de alta qualidade, permitindo assim sua reutilização.

 

Segundo informações do projeto, isso representaria uma redução anual de um milhão de toneladas de resíduos, redução da emissão de 2,9 milhões de toneladas de CO2, bem como uma economia de 150 milhões de euros em custos de incineração na Europa a partir de 2040.

 

O consórcio é composto por todos os atores necessários para fechar a cadeia de valor circular (indústrias de processo, material, manufatura, gestão de resíduos, fornecedores de tecnologia, parceiros de pesquisa, logística, cientistas sociais e economistas) e será implementado em três regiões piloto na Alemanha, Polônia e Holanda.


 

(Foto: wayhomestudio, Freepik)

#reciclagemquimica #poliuretano #espumarigida #covestro


 

Conteúdo relacionado:

Programa de reciclagem vai converter colchões de PU em novas espumas

PA reciclada a partir de aparas industriais



Mais Notícias PI



Na NPE: reciclados pós-consumo de grau alimentício.

As unidades de negócios da Starlinger vão exibir na feira NPE equipamentos para a produção de PP, PE, PS e PET reciclados para contato com alimentos.

22/04/2024


Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024