Adalberto Rezende, da redação.
Saiu a 4ª edição do estudo sobre tendências de cores Color Trend, um trabalho realizado por meio do Think Plastic Brazil – portfólio de soluções para o setor de plásticos criado pelo Instituto Nacional do Plástico (INP) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). O Color Trend 2025 terá curadoria de Gabriela de Matos, arquiteta e urbanista, que dará continuidade ao trabalho de Jum Nakao, designer.
.jpg)
A elaboração do novo estudo levou à publicação de um livro que traz informações sobre três paletas de cores, as quais são denominadas “O que somos”, “Alvorada” e “O que sonhamos”. A obra, que possui formato físico e 158 páginas, aponta tendências de cores que podem ser aplicadas em produtos fabricados com plásticos, além de outros materiais.
No que se refere às paletas de cores relacionadas ao estudo, segundo Gabriela, “a paleta ‘O que somos’ trata principalmente de ancestralidade, ‘Alvorada’ celebra os movimentos e os processos produtivos no que diz respeito a, por exemplo, o trabalho com a terra, enquanto ‘O que sonhamos’ trata dos nossos objetivos e da nossa felicidade”.

As cores, e os elementos e as histórias que podem influenciar desenvolvedores de produtos fabricados com plásticos a aplicá-las em embalagens, tampas, frascos, utensílios domésticos, pastas, pranchetas, filmes, pentes, escovas, potes para comida de pets, itens para escritório, mangueiras e cadeiras e mesas, entre outros, são abordadas no livro nas páginas 20 a 111.
Cores para plásticos
As cores atribuídas à paleta O que somos se dividem em tons de verde denominados “Abacate”, “Bambu”, “Bioma” e “Terreiros”, assim como tons de marrom e pastéis (“Tebas”, “Rio Doce”, “Mulheres do Jequitinhonha”, “Quilombo” e “Taipa”). Também há tons de laranja, azul, vermelho, cinza, rosa e roxo.
A paleta Alvorada é composta por tonalidades de laranja claro e escuro, denominadas “Prosperidade total” e “Da quebrada”, respectivamente, assim como verdes (“Saúde plena” e “Equilíbrio radical”), lilás (“Pôr do sonhos”), azul (“Mar do Nordeste”) e rosas (“Calmaria” e “Rosa Erê”).
E a paleta O que sonhamos também conta com tons de vermelho e laranja (“Auge” e “Verão fantástico”), azul escuro (“Mergulho profundo”), marrom (“Terra molhada”), além de cores similares às mencionadas acima.
Mais informações podem ser obtidas nesta página. Um estudo sobre revestimento que melhora a desmoldagem de peças plásticas com alto brilho está disponível na seção Artigos técnicos, em nosso site.
______________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
______________________________________________________________________________
Imagens: Adalberto Rezende, Gabriela de Matos, Think Plastic Brazil.
Leia também:
Processo com chapa dupla na fabricação de peças transparentes
Caroços de azeitona dão origem a aditivos e cargas para plásticos
#ThinkPlasticBrazil #ColorTrend2025 #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
Melhoria de desempenho e desenvolvimento de novas aplicações estão fortalecendo o mercado dos plásticos de base biológica em nível global.
08/12/2025
Ao padronizar informações e reduzir incertezas sobre qualidade e origem, a nova norma europeia aumenta a confiabilidade dos reciclados. No Brasil, poderá servir de apoio ao cumprimento do Decreto nº 12.688/2025, que estabelece, por exemplo, percentuais de 22% de material reciclado nas embalagens já em 2026.
08/12/2025
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025