A norte-americana Avient, que tem filial brasileira em Itupeva (SP), anunciou o lançamento de um serviço de análise de cores para resinas poliolefínicas e poli(tereftalado de etileno) (PET), assim como de uma nova linha de aditivos antioxidantes para poliolefinas recicladas.

 

O lançamento faz parte do programa da empresa voltado para o apoio ao desenvolvimento de materiais plásticos que atendam requisitos de sustentabilidade e economia circular, mas também tem como proposta agregar valor aos reciclados (PCR).

 

O serviço de análise da possibilidade de coloração dos reciclados (PCR Color Prediction Service) permitirá aos usuários saber quais cores podem ser obtidas para uma resina ou produto final a partir do percentual de material reciclado presente na formulação. A tecnologia foi desenvolvida internamente e também permite calcular a proporção de PCR que pode ser adicionada a um determinado produto já existente, sem que seja afetada a sua assinatura de cor.

 

Um software proprietário executa a análise da resina reciclada a ser usada para identificar a gama de cores que pode ser reproduzida neste material, simplificando a seleção de cores e eliminando processos de tentativa e erro, que são mais caros e dispendiosos. A solução também capacita os usuários a avaliar com mais rapidez a possibilidade de troca de fornecedor, um auxílio em tempos de volatilidade da cadeia de suprimentos.

 

Antioxidantes

 

A linha de aditivos para reciclados anunciada pela empresa, a Cesa Nox A4R, tem por objetivo evitar a oxidação das poliolefinas recicladas que pode ocorrer durante o seu processamento, ocasionando a formação de pontos pretos, géis e perda de coloração. Os agentes podem ser adicionados na resina reciclada ou mesmo incorporados na resina virgem que posteriormente será encaminhada para reciclagem, em aplicações destinadas a mercados como o de embalagens, peças automotivas e bens de consumo.

 

Fotos: Avient


 

Leia também:

 

Paleta de cores para plásticos inspirada no Brasil

 

Masterbatches compostos por fibras de casca de arroz

 

#Avient

#reciclados

#coloraçãodereciclados



Mais Notícias PI



Injetora híbrida com força de 1.800 kN

Arburg vai expor injetora híbrida e com menor consumo de energia.

23/07/2024


Fabricante de embalagens se prepara para possível nova seca em Manaus

Antevendo desafios logísticos, a Extrusa Pack vai estocar matéria-prima em suas unidades na região Sudeste e é parceira na implantação de um posto de distribuição no AM.

23/07/2024


Centro técnico da Engel passa a ser equipado com injetora de alta capacidade

A fabricante austríaca de injetoras ampliou o seu centro técnico com a instalação de uma injetora de 55.000 kN de força de fechamento, desenvolvida com foco nas necessidades da indústria automobilística.

23/07/2024