Foi oficialmente inaugurada no dia 20 de março a nova unidade fabril do RadiciGroup High Performance Polymers, na cidade de São Roque (SP). Anteriormente instalada em Araçariguama, na mesma região paulista, a Radici ampliou a área destinada às suas operações produtivas, que passou dos 8 mil metros quadrados anteriores para 17 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de mais de 20 mil metros quadrados. A capacidade de produção de compostos de poliamida (PA) também foi aumentada em 15%, subindo para 24 mil toneladas/mês.

 

A nova unidade é também um marco estratégico da companhia, que está há 26 anos no Brasil e se estrutura para reforçar a sua atuação em mercados como o automotivo, elétrico/eletrônico, de bens de consumo e industrial, atendendo clientes em toda a América Latina. A divisão de químicos especiais e polímeros de alto desempenho foi adquirida em fevereiro passado pelo fundo privado norte-americano LoneStar, em uma transação que será concluída no segundo semestre e deverá promover aporte financeiro e crescimento das operações.

 

Estrutura inclui novo laboratório

 

Além de extrusoras e diversos equipamentos para armazenagem, fracionamento e distribuição dos grânulos de PA, a Radici investiu em seu laboratório de análise e caracterização de polímeros, que passou a contar com mais equipamentos para ensaios, tais como espectrofotômetro (para o desenvolvimento de compostos coloridos), máquinas para ensaio de tração e compressão, balanças de precisão, muflas para ensaio de carga e aparelho para teste de flamabilidade por fio incandescente (glow wire), utilizado nos ensaios necessários para a especificação das poliamidas destinadas ao setor elétrico, por exemplo.

Três injetoras também estão disponíveis para a realização de testes e desenvolvimento de produtos junto com clientes.

 

Sustentabilidade e manuseio responsável de pellets

 

Investimentos em sustentabilidade também fizeram parte da iniciativa, e incluem a adoção de tecnologias avançadas para melhorar a eficiência da produção e mitigar o impacto ambiental da unidade industrial. A nova fábrica usa 100% de energia renovável e tem um sistema moderno de gerenciamento da água de processo, permitindo que mais de 95% dela seja reutilizada. Além disso, foi tomado cuidado para reduzir ainda mais a dispersão dos grânulos (pellets), de acordo com o programa Operation Clean Sweep (OCS) para o manuseio responsável de materiais poliméricos. A fábrica é equipada com sistemas avançados de proteção ambiental para o tratamento de pós e vapores, alcançando uma redução significativa de emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC) e poluentes atmosféricos. Já a certificação Zero Landfill garante que todos os tipos de resíduos sejam descartados de forma responsável e aprovada por órgãos competentes.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagens: RadiciGroup

 

 

Leia também:

 

Piovan fortalece presença no mercado chinês


Kiefel investe em centro de inovação


 

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



Declaração de Berlim. A Europa unida pela competitividade industrial.

Documento oficial da Comissão Europeia tem potencial impacto no segmento de plásticos ao incluir a aceleração da adoção de conteúdo reciclado e o estímulo à inovação em reciclagem química e mecânica.

18/11/2025


Ferramenta de acesso remoto em versão industrial

Novo recurso do sistema TeamViewer foi desenvolvido para atender a demanda industrial de tecnologia operacional (TO) com mais segurança de dados.

18/11/2025


Covestro terá nova diretora-gerente no Brasil

Jessica Martendal seguirá à frente dos negócios de plásticos de engenharia para a América Latina.

19/11/2025