Adalberto Rezende, da redação



 

Um braço de 6 eixos para medição, denominado 3D Absolute Arm Compact, foi lançado pela Hexagon, com matriz na Suécia e escritório comercial em São Paulo (SP). O equipamento é portátil e pode ser usado para a digitalização de peças plásticas fabricadas por injeção, extrusão e termoformagem, por exemplo, bem como para a coleta de dados referentes às suas dimensões.


Ele tem alcance de 1,2 metro e é o modelo mais compacto da linha de produtos da empresa, pesando 12 kg. Foi projetado para operar sob as mais variadas condições de ambientes industriais. Marco Antonio, técnico de aplicações do Grupo Hexagon, que forneceu informações à Plástico Industrial, disse que o novo braço tem “corpo feito de fibra de carbono e pode ser integrado à rotina de parques fabris para trabalhar em ambientes hostis, que tenham muita alternância de temperatura, por exemplo”.


O modelo apresenta precisão de medição que pode chegar até 8 micra, o que vai depender do tipo de aplicação. Além disso, ele conta com sistema de troca de pontas a quente. “Você consegue trocar a ponta acoplada ao braço de medição sem ter que calibrá-la. Outro detalhe, é que pode-se ligar o equipamento e já usá-lo, diferentemente de outros modelos, que necessitavam de reiniciação de seus encoders, por exemplo”, complementou Marco.


Além disso, caso o braço portátil seja requisitado em parques fabris que tenham alto volume de ruído, o operador pode usar fones de ouvido para confirmar se o contato da sua ponta com a superfície da peça sob medição foi feito corretamente – sons específicos são emitidos por Bluetooth conforme as etapas da operação são realizadas. A conexão entre o braço e o computador pode ser feita por meio de cabo ou Wi-Fi.  


 

Treinamento e trabalho remoto 

Foi informado pela companhia que os dados provenientes da medição de peças podem ser inseridos imediatamente em relatórios gerados logo após o processo, os quais também podem ser transmitidos para diferentes departamentos e, inclusive, para membros da equipe que estejam trabalhando remotamente. As informações, neste último caso, são compartilhadas por smartphones e tablets.


Também são fornecidos pela Hexagon treinamento in loco, que abrange o uso do equipamento e dos recursos do software, que também é oferecido pela companhia, assim como assistência técnica. “Se o cliente desejar, podemos fazer uma demonstração do funcionamento do Absolute Arm Compact no parque fabril dele”, concluiu Marco. O braço de medição pode ser acondicionado em um case, o qual é fornecido junto com ele.


A empresa pode ser contatada pelo telefone (11) 3889-2000.


 

Imagens: captura de telas de uma apresentação realizada pela Hexagon.


 

Mais notícias:

 

Robôs e periféricos japoneses no mercado brasileiro

 

Capô de plástico termoformado vai equipar tratores

 

Digitalização da produção está transformando a oferta de máquinas injetoras

 

#Hexagon #Medição3D #Digitalização #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Medição on-line assegura a qualidade do material durante o processamento

Fabricante suíça de instrumentos de medição desenvolveu um viscosímetro com módulo de medição que analisa polímeros fundidos durante a extrusão.

16/07/2024


Automação de baixo custo é o foco da nova unidade da Igus no Brasil

A empresa alemã inaugurou um centro de automação em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

05/07/2024


Sumitomo-Demag inaugura centro de treinamento e tem nova agenda de cursos

Operação, programação e manutenção de injetoras elétricas fazem parte da grade de cursos que a fabricante de injetoras oferecerá nos próximos meses.

02/07/2024