Ampliar a criação de hubs dedicados ao desenvolvimento de produtos feitos com grafeno no Brasil é um dos objetivos do UCSGraphene, centro de pesquisa especializado em nanomateriais, que integra o conglomerado da Universidade de Caxias do Sul (RS).

De acordo com Diego Piazza, professor e coordenador do UCSGraphene, que forneceu informações à Plástico Industrial, a instituição está aberta a parcerias com empresas e instituições de pesquisa e ensino que já atuam no setor de nanomateriais e/ou que tenham interesse em ingressar nesta área.
Segundo Diego, “Além do hub de desenvolvimento de produtos que têm grafeno em sua composição pensados para a indústria automotiva, que já está na ativa e do qual fazemos parte, temos interesse em fazer parcerias com desenvolvedores de embalagens, filmes e de itens diversos, por exemplo”.
O coordenador do UCSGraphene abordou assuntos relacionados ao mercado de grafeno, fazendo comentários sobre o grande potencial desse setor no País, em uma apresentação realizada no Parque de ideias, evento realizado paralelamente à Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico, trazendo uma programação de palestras ministradas por especialistas de diversas áreas ligadas à indústria de transformação de polímeros.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail diego.piazza@ucs.br.
Imagem: Pixabay
Leia também:
Grafeno, um material à espera de parcerias
Sai a norma brasileira sobre caracterização de grafeno
PE com grafeno, sob medida para a indústria do hidrogênio
#UCSGraphene #Grafeno #Nanomateriais #PlásticoIndustrial
Mais Notícias PI
A BASF passou a comercializar um novo aditivo que, se combinado com outros agentes, aumenta a durabilidade de plásticos que serão expostos à luz solar.
21/10/2025
Os componentes foram substituídos por um diafragma que controla o fluxo de material fundido.
23/10/2025
Braskem, Qualy e Bomix participam de um projeto que converteu óleo de cozinha pós-consumo em polipropileno bio-circular, usado na fabricação de embalagens de margarina.
21/10/2025