Ampliar a criação de hubs dedicados ao desenvolvimento de produtos feitos com grafeno no Brasil é um dos objetivos do UCSGraphene, centro de pesquisa especializado em nanomateriais, que integra o conglomerado da Universidade de Caxias do Sul (RS).


De acordo com Diego Piazza, professor e coordenador do UCSGraphene, que forneceu informações à Plástico Industrial, a instituição está aberta a parcerias com empresas e instituições de pesquisa e ensino que já atuam no setor de nanomateriais e/ou que tenham interesse em ingressar nesta área.


 

Segundo Diego, “Além do hub de desenvolvimento de produtos que têm grafeno em sua composição pensados para a indústria automotiva, que já está na ativa e do qual fazemos parte, temos interesse em fazer parcerias com desenvolvedores de embalagens, filmes e de itens diversos, por exemplo”. 


O coordenador do UCSGraphene abordou assuntos relacionados ao mercado de grafeno, fazendo comentários sobre o grande potencial desse setor no País, em uma apresentação realizada no Parque de ideias, evento realizado paralelamente à Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico, trazendo uma programação de palestras ministradas por especialistas de diversas áreas ligadas à indústria de transformação de polímeros.


Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail diego.piazza@ucs.br. 


 

Imagem: Pixabay


 

Leia também:

 

Grafeno, um material à espera de parcerias

 

Sai a norma brasileira sobre caracterização de grafeno

 

PE com grafeno, sob medida para a indústria do hidrogênio

 

#UCSGraphene #Grafeno #Nanomateriais #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



UCS realizará evento sobre materiais avançados em novembro

Eventos sobre tecnologia e novos materiais foram reorganizados tendo em vista a necessidade de reconstrução após as inundações que afetaram o Estado do Rio Grande do Sul.

04/07/2024


Selo vai identificar produtos contendo grafeno

A Gerdau Graphene lançou um selo de autenticidade da tecnologia de incorporação de nanomateriais de carbono a aditivos, incluindo masterbatches para produtos plásticos.

04/06/2024


Dispersões de grafeno melhoram o PP reciclado

Testes realizados pela empresa gaúcha Degrad mostraram que o grafeno pode melhorar propriedades mecânicas do polipropileno reciclado.

24/04/2024