A Kistler, fabricante de sistemas de medição com unidade brasileira em São Caetano do Sul (SP), desenvolveu e vai expor na feira alemã Fakuma, um sensor de pressão na cavidade do molde que mede apenas 1 milímetro de diâmetro. Denominado 6183D, ele pode ser instalado em moldes complexos, e realiza medições na faixa de 0 a 2.000 bar a uma temperatura máxima de fusão de 450°C, fornecendo dados importantes de processo para sistemas digitais.
Também está em exibição o pino de medição longitudinal em miniatura 9239B, que pode ser instalado atrás da parede da cavidade, visando à medição sem contato da expansão do molde induzida por pressão. Este sensor atua protegido do contato direto com o material fundido e não deixa marcas em peças plásticas sensíveis, tais como lentes médicas ou componentes para o interior de automóveis.
Outro item miniaturizado que a Kistler vai levr para o evento é o sensor de pressão de cavidade 6184A contendo um cabo de saída lateral. Com apenas 3 mm de diâmetro, pode ser instalado em moldes com cavidade alta e contendo insertos. Uma luva espaçadora condutora facilita a instalação e a manutenção de sensores de pressão de cavidade sem fio em moldes.
A empresa vai exibir também a sua nova versão do sistema de monitoramento de processos, o ComoNeo 7.0, com um algoritmo de controle de autoaprendizagem para balanceamento de sistemas de câmara quente com temperatura controlada, visando à produção com índice zero de defeitos.
________________________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Kistler
Notícias relacionadas:
Mais Notícias PI
A BASF passou a comercializar um novo aditivo que, se combinado com outros agentes, aumenta a durabilidade de plásticos que serão expostos à luz solar.
21/10/2025
Os componentes foram substituídos por um diafragma que controla o fluxo de material fundido.
21/10/2025
Braskem, Qualy e Bomix participam de um projeto que converteu óleo de cozinha pós-consumo em polipropileno bio-circular, usado na fabricação de embalagens de margarina.
21/10/2025