Novos robôs colaborativos da italiana Comau, com filial brasileira situada no município de Santo André (SP), estão disponíveis para comercialização. Trata-se da linha de autômatos MyCo, composta por seis modelos de cobots que têm capacidade de 3 kg a 15 kg.

 

Os robôs MyCo apresentam alcance de 590 mm e 1.300 mm, e podem ser utilizados em operações complementares à transformação de resinas, sendo recomendados para a fabricação de embalagens e também para trabalhos que envolvem a soldagem de plásticos, além de montagem de peças, por exemplo. 

 

Possuem seis graus de liberdade e são fáceis de programar, conforme informações divulgadas à imprensa. O design dos cobots recém-lançados facilita a realocação deles, de maneira que eles possam operar tanto em espaços compactos quanto em grandes áreas. 

 

“Com o lançamento da família de robôs MyCo, a Comau visa atender à demanda crescente de setores como alimentos e bebidas, produtos farmacêuticos, energia renovável e logística, além de pequenas e médias empresas. Cada um dos seis modelos desta linha nos permite oferecer uma solução altamente flexível, fácil de usar e transportável, que suporta operações seguras e eficientes em ambientes dinâmicos”, comentou Stefania Ferrero, diretora de marketing da Comau.


Em 2024, foi divulgado pela Federação Internacional de Robótica o “Relatório Mundial de Robótica”. De acordo com o relatório, a instalação de robôs industriais ultrapassou 4 milhões de unidades. Além disso, foi constatado que o setor de plásticos foi o quarto colocado em aquisições.

 

_____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________

 

Imagem: Comau/Divulgação.

 

Acesse nossos guias de fornecedores de robôs industriais:

 

Robôs autônomos

 

Robôs cartesianos (pick and place) para injetoras de plástico

 

#Comau #RobôsMyCo #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Sistemas robóticos para o setor de plásticos são a aposta da Igus

Robôs lineares e cartesianos para a automação de parques fabris estão disponíveis para comercialização.

24/06/2025


Sistemas de IA se tornam adaptáveis ao ambiente fabril

A Rockwell tem realizado a implantação de sistemas de inteligência artificial em indústrias de diferentes segmentos e portes, destacando ações que podem torná-la mais viável, inclusive para pequenas empresas.

30/05/2025


Sinesis oferece teste gratuito de IA para máquinas industriais

A empresa desenvolveu uma plataforma baseada em inteligência artificial que pode coletar dados provenientes de processos fabris a partir de sensores, e assim auxiliar na gestão da manutenção de parques fabris.

09/05/2025