Foi divulgado pela Dassault Systèmes, com matriz na França e escritório regional em São Paulo (SP), que novos recursos digitais indicados para trabalhos no chão de fábrica, incluindo os setores que atuam na transformação de resinas termoplásticas e bioplásticos, serão integrados à sua plataforma 3DEXPERIENCE. Os recursos adicionais consistem em inteligência artificial (Deep Learning, ou “aprendizagem profunda”, em tradução literal), realidade aumentada, inspeção robótica, gêmeos virtuais (digital twins), entre outros.
O aumento do conjunto de ferramentas digitais disponíveis na plataforma desenvolvida pela companhia foi determinado a partir da sua aquisição da Diota, empresa que também está situada na França e que atua no desenvolvimento de software, além de prestação de serviços como, por exemplo, gerenciamento de processos produtivos e assistência técnica.
De acordo com informações fornecidas à imprensa, esta junção também tem como premissa promover o uso de aplicativos em operações industriais. Entre eles estão os da série “Delmia”. Esses aplicativos são recomendados para trabalhos complementares à manufatura em áreas como a indústria aeroespacial e de defesa, de equipamentos industriais, transporte e mobilidade, bem como em outros segmentos. Isso pode ser consultado junto à empresa.
No que tange aos recursos voltados para a construção de versões digitais de plantas fabris, a Dassault Systèmes informou que os clientes poderão fazer uso de maquetes virtuais, e ainda poderão combinar simulações de processos e fazer a coleta de dados.
Interessados nos recursos adicionais podem obter mais informações pelo link: https://www.3ds.com/products-services/delmia/
Imagem: Dassault Systèmes/Diota
Leia também:
Impressão 3D de metais em escala industrial
Fábrica virtual de poliuretano adota a tecnologia do metaverso
#PlataformaDigital #DassaultSystèmes #Indústria40 #PI
Mais Notícias PI
A fabricante de equipamentos para transformação de plásticos norte-americana vai iniciar operações comerciais em seu novo endereço, em Paulínia.
07/08/2026
Além da aquisição da Stork IMM, que fabrica máquinas injetoras de alto desempenho, a Arburg anunciou o novo diretor-geral da sua subsidiária mexicana.
04/08/2026
Formulada com insumo 100% brasileiro, solução em óleo de soja contorna problemas históricos de aglomeração, garantindo ganhos de propriedades para os plásticos aditivados com grafeno.
10/08/2026