Foi divulgado pela Dassault Systèmes, com matriz na França e escritório regional em São Paulo (SP), que novos recursos digitais indicados para trabalhos no chão de fábrica, incluindo os setores que atuam na transformação de resinas termoplásticas e bioplásticos, serão integrados à sua plataforma 3DEXPERIENCE. Os recursos adicionais consistem em inteligência artificial (Deep Learning, ou “aprendizagem profunda”, em tradução literal), realidade aumentada, inspeção robótica, gêmeos virtuais (digital twins), entre outros.
O aumento do conjunto de ferramentas digitais disponíveis na plataforma desenvolvida pela companhia foi determinado a partir da sua aquisição da Diota, empresa que também está situada na França e que atua no desenvolvimento de software, além de prestação de serviços como, por exemplo, gerenciamento de processos produtivos e assistência técnica.
De acordo com informações fornecidas à imprensa, esta junção também tem como premissa promover o uso de aplicativos em operações industriais. Entre eles estão os da série “Delmia”. Esses aplicativos são recomendados para trabalhos complementares à manufatura em áreas como a indústria aeroespacial e de defesa, de equipamentos industriais, transporte e mobilidade, bem como em outros segmentos. Isso pode ser consultado junto à empresa.
No que tange aos recursos voltados para a construção de versões digitais de plantas fabris, a Dassault Systèmes informou que os clientes poderão fazer uso de maquetes virtuais, e ainda poderão combinar simulações de processos e fazer a coleta de dados.
Interessados nos recursos adicionais podem obter mais informações pelo link: https://www.3ds.com/products-services/delmia/
Imagem: Dassault Systèmes/Diota
Leia também:
Impressão 3D de metais em escala industrial
Fábrica virtual de poliuretano adota a tecnologia do metaverso
#PlataformaDigital #DassaultSystèmes #Indústria40 #PI
Mais Notícias PI
Com recursos equivalentes aos de máquinas de grande porte, a injetora automática da APSX ocupa menos espaço fabril e prioriza a precisão dimensional das peças moldadas.
09/06/2026
Iniciativa europeia avalia 80 matérias-primas e projeta o uso de insumos de base biológica para viabilizar alternativas funcionais às resinas epóxi convencionais em superfícies de contato direto com alimentos.
02/06/2026
Consórcio coordenado pelo instituto alemão SKZ visa aprimorar sistemas de monitoramento em tempo real na extrusão para mitigar riscos operacionais decorrentes da presença de contaminantes em polímeros reciclados.
18/05/2026