Dois programas conduzidos pelo Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico (Espanha), financiados pelo Instituto Valenciano de Competitividade e Inovação (IVACE+i) e fundos FEDER, têm como objetivo o desenvolvimento de metodologias para assegurar a qualidade de embalagens para alimentos, bem como de plásticos reciclados.

 

Um dos programas é chamado Nias Novo, que é voltado para a criação de métodos que envolvam detecção, identificação e semi quantificação de substâncias não voláteis adicionadas não intencionalmente (NIAS) em materiais plásticos usados na fabricação de embalagens destinadas ao acondicionamento de alimentos, e de cosméticos também.

 

Pelo programa Nias Novo, do qual participam as empresas Pérez Cerdá e ITC Packaging, ambas situadas na Espanha, o Aimplas pretende apoiar projetos que requeiram a realização de avaliações de risco envolvendo substâncias não voláteis eventualmente presentes em plásticos.   

 

O outro programa é chamado de PPINPE, o qual é voltado para a melhoria de processos para a análise de materiais plásticos reciclados provenientes do reaproveitamento de polímeros pós-consumo como, por exemplo, as poliolefinas polipropileno (PP) e polietileno (PE).

 

A premissa do PPINPE, que conta com a colaboração das empresas Plastics Casaravi, Eslava Plásticas e Durplastics, todas situadas na Espanha, é dar apoio a trabalhos dedicados ao desenvolvimento de métodos que simplifiquem o processo de quantificação de polipropileno (PP) em materiais cuja matriz principal seja o polietileno (PE), e vice-versa. O objetivo aqui é avaliar a qualidade dos materiais, prever e evitar contaminações, por exemplo.

 

 

Especialistas comentam sobre os programas

 

No que se refere ao programa Nias Novo, María Lorenzo, pesquisadora-líder do Laboratório de Cromatografia do Aimplas, comentou: “Estamos fazendo pesquisas sobre diferentes matérias-primas como plástico virgem e reciclado, materiais de base biológica e embalagens reutilizáveis. Essas análises podem ajudar empresas fabricantes de produtos de plástico, principalmente em se tratando dos setores de alimentos e embalagens. O objetivo é fazer com que as empresas cumpram a legislação que envolve os plásticos, não só para os seus próprios produtos, mas também para toda a cadeia de valor. Assim, é possível antecipar futuras alterações regulamentares”.

 

Comentários sobre o programa PPINPE foram tecidos por Miguel Ángel Mafé, que atua em pesquisas sobre caracterização e ensaios de materiais no Aimplas: “Durante a reciclagem de materiais pós-consumo, a separação total de poliolefinas nem sempre é totalmente eficaz. Melhorar os processos para quantificar com precisão o polipropileno e polietileno presentes em materiais compostos obtidos pela reciclagem de plásticos pós-consumo é um desafio que devemos resolver no atual quadro da indústria do plástico, em que há uma tendência ascendente de utilização de materiais reciclados. Também se faz necessário promover a economia circular pela melhoria de matérias-primas recicladas e dos processos envolvidos neste sentido”.

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a ideia é fazer com que as ações relacionadas aos dois programas sejam realizadas de forma complementar, e que elas sirvam de apoio para a cadeia produtiva de plásticos. O Aimplas pode ser contatado pelo seu site

_____________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

_____________________________________________________________________________

 

Imagens: Aimplas.

 

Leia também:

 

Um banco de dados com propriedades dos biopolímeros

 

Guia de fornecedores de compostos termoplásticos

 

#Aimplas #NiasNovo #PPINPE #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Europa conclui a norma para classificação de reciclados

Versão atualizada da norma contribui para a o avanço da economia circular no setor de plásticos e pode ser modelo para uma iniciativa brasileira.

18/11/2025


Limpeza com solventes é incorporada à reciclagem mecânica

Remoção de contaminantes é o ponto forte do processo de reciclagem apresentado pela Lindner durante a feira K , em parceria com a Procter & Gamble.

11/11/2025


Estudo mapeia falhas em tubos de PP causadas pelo uso de PCR contendo impurezas

Um trabalho de pesquisa desenvolvido na Áustria tratou de danos causados por contaminantes presentes no PCR usado em formulações para a fabricação de tubos. Aditivação e atenção a normas ajudam a evitar o problema.

04/11/2025