Os projetos de modernização do ramo de plásticos que têm como premissa a implementação de tecnologia digital em ambientes fabris estão cada vez mais incluindo em suas diretrizes a utilização de equipamentos ópticos de digitalização. 

 

Digitalizador óptico com inteligência artificial para medição de peças plásticas

 

Também conhecidos como escâners industriais, esses tipos de aparelhos permitem a obtenção de cópias digitais de peças e ferramental, entre outras aplicações, com alto grau de fidelidade de detalhes e dimensões, especialmente para fins de engenharia reversa, uma prática que está ganhando espaço na indústria de manufatura.

 

Uma das novidades no segmento de escâners 3D a laser que podem ser usados em trabalhos em parques fabris é o modelo portátil denominado “Artec HD” (foto 1), lançado recentemente pela empresa Exact Metrology, situada nos Estados Unidos.

 

 

Esse modelo tem capacidade de digitalizar com alta resolução áreas e/ou detalhes com dimensão de até 0,2 mm, além de ser dotado de sistema de inteligência artificial (IA) que recebeu o nome de Neural Engine, o qual consiste em uma rede neural projetada para atuar na detecção de padrões presentes em superfícies e detalhes, por exemplo, bem como na medição de cor.

 

 

Em um comunicado à imprensa, a companhia explicou que essa configuração tecnológica do novo escâner 3D lhe permite reconstruir um número maior de polígonos por quadro, o que leva à obtenção de dados mais densos. Além disso, a fabricante informou que a resolução de digitalização pode ser ajustada para até cinco milhões de polígonos por quadro.


 

Em se tratando de digitalização de peças plásticas, o equipamento é indicado para o processamento de partes estruturais (foto 2), peças feitas por impressão 3D, tubos, perfis, entre outros tipos de aplicações. A empresa fornece ainda hardware e software para trabalhos de metrologia.

 

Exemplo de peça estrutural que pode ser digitalizada pelo novo escâner 3D

 

Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo e-mail deans@exactmetrology.com. Confira também a oferta de digitalizadores ópticos e tecnologias relacionadas em nossos guias.

 

 

 

 

Fotos: Exact Metrology

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Escâner robótico 3D para inspeção de peças

Novo programa de inteligência artificial para a indústria


 

 

#ExactMetrology #Scâner3D #InteligênciaArtificial #Digitalização #Plásticos



Mais Notícias PI



Poluição marinha por plásticos em debate

A AMI promove gratuitamente o evento virtual “Ocean Plastic”, que falará sobre como encontrar maneiras de resolver o problema da poluição marinha por plásticos.

17/01/2022


Sachês pós-consumo transformados em itens esportivos

Projeto que integra a Boomera e a marca Nescau resultou na reciclagem de resina pós-consumo, proveniente de embalagens flexíveis, em itens esportivos, os quais foram doados a organização beneficente.

14/01/2022


Acordo ampliará oferta de poliuretano termoplástico no Brasil

Parceria firmada entre empresas fornecedoras de polímeros leva à comercialização local de nova linha de TPUs.

14/01/2022