Os projetos de modernização do ramo de plásticos que têm como premissa a implementação de tecnologia digital em ambientes fabris estão cada vez mais incluindo em suas diretrizes a utilização de equipamentos ópticos de digitalização. 

 

Digitalizador óptico com inteligência artificial para medição de peças plásticas

 

Também conhecidos como escâners industriais, esses tipos de aparelhos permitem a obtenção de cópias digitais de peças e ferramental, entre outras aplicações, com alto grau de fidelidade de detalhes e dimensões, especialmente para fins de engenharia reversa, uma prática que está ganhando espaço na indústria de manufatura.

 

Uma das novidades no segmento de escâners 3D a laser que podem ser usados em trabalhos em parques fabris é o modelo portátil denominado “Artec HD” (foto 1), lançado recentemente pela empresa Exact Metrology, situada nos Estados Unidos.

 

 

Esse modelo tem capacidade de digitalizar com alta resolução áreas e/ou detalhes com dimensão de até 0,2 mm, além de ser dotado de sistema de inteligência artificial (IA) que recebeu o nome de Neural Engine, o qual consiste em uma rede neural projetada para atuar na detecção de padrões presentes em superfícies e detalhes, por exemplo, bem como na medição de cor.

 

 

Em um comunicado à imprensa, a companhia explicou que essa configuração tecnológica do novo escâner 3D lhe permite reconstruir um número maior de polígonos por quadro, o que leva à obtenção de dados mais densos. Além disso, a fabricante informou que a resolução de digitalização pode ser ajustada para até cinco milhões de polígonos por quadro.


 

Em se tratando de digitalização de peças plásticas, o equipamento é indicado para o processamento de partes estruturais (foto 2), peças feitas por impressão 3D, tubos, perfis, entre outros tipos de aplicações. A empresa fornece ainda hardware e software para trabalhos de metrologia.

 

Exemplo de peça estrutural que pode ser digitalizada pelo novo escâner 3D

 

Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo e-mail deans@exactmetrology.com. Confira também a oferta de digitalizadores ópticos e tecnologias relacionadas em nossos guias.

 

 

 

 

Fotos: Exact Metrology

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Escâner robótico 3D para inspeção de peças

Novo programa de inteligência artificial para a indústria


 

 

#ExactMetrology #Scâner3D #InteligênciaArtificial #Digitalização #Plásticos



Mais Notícias PI



Bioplástico para aplicação sob alta temperatura em motores

Instituto pesquisa como aplicar bioplástico como substituto aos materiais de origem fóssil em peças para compartimento do motor que são submetidas a altas temperaturas.

21/09/2021


Escadas em EPS, uma construção rápida e limpa

Sistema modular de construção de escadas oferece suporte estrutural e garantia de obras mais limpas, com componentes mais leves.

16/09/2021


Empresa lança grades para automóveis com até 29% de material reciclado

Grades de PP e PC/PET, todos com conteúdo reciclado, são voltados especificamente a aplicações na indústria automobilística.

08/09/2021