A Yaskawa Motoman, com matriz no Japão e filial em Diadema (SP), trouxe para o Brasil o robô colaborativo de seis eixos HC20, mostrado na imagem a seguir. Ele tem braço com alcance horizontal e vertical de 1.700 mm, o qual pode manipular peças e ferramentas com peso de até 20 kg.

 

Equipamento robótico da Yaskawa Motoman agora é comercializado no Brasil

 

O equipamento é recomendado para trabalhos que envolvam o posicionamento de insertos em moldes, bem como retirada de peças plásticas fabricadas por injeção, por exemplo, assim como manipulação e montagem de componentes. Outras características do autômato são alta velocidade e um índice de repetibilidade de aproximadamente 0,05 mm. 

 

Foram fornecidos outros dados sobre o robô. Seu braço – categoria 6 – é feito de alumínio fundido, com cabo passante na parte interna. Também foi informado que o equipamento pode operar próximo a humanos e, de acordo com Icaru Sakuyoshi, diretor-presidente da companhia, “sem a necessidade de se usar barreiras de segurança, dependendo da avaliação de risco da aplicação”.

 

Ele também comentou que o robô “cumpre diversas normas de segurança como, por exemplo, ISO 10218-1, referente à energia e resistência limitada do robô, IP67 e FGG, no que tange ao revestimento usado em aplicações que exijam lavagem com água ou, ainda, contato com alimentos”. 

 

Dados sobre robôs colaborativos fornecidos no Brasil podem ser obtidos na seção de guias neste site, além de informações a respeito de outros equipamentos para a área de plásticos. 


 

Imagem: Yaskawa Motoman


 

Mais notícias da área:

 

Extrudados mais precisos graças ao modelamento numérico

 

Investimento em injetora viabiliza transferência de tecnologia

 

#RobôColaborativo #Plásticos #Automação #PI



Mais Notícias PI



Injetora híbrida com força de 1.800 kN

Arburg vai expor injetora híbrida e com menor consumo de energia.

23/07/2024


Fabricante de embalagens se prepara para possível nova seca em Manaus

Antevendo desafios logísticos, a Extrusa Pack vai estocar matéria-prima em suas unidades na região Sudeste e é parceira na implantação de um posto de distribuição no AM.

23/07/2024


Centro técnico da Engel passa a ser equipado com injetora de alta capacidade

A fabricante austríaca de injetoras ampliou o seu centro técnico com a instalação de uma injetora de 55.000 kN de força de fechamento, desenvolvida com foco nas necessidades da indústria automobilística.

23/07/2024