A saudita Sabic, com subsidiária brasileira em Campinas (SP),  acaba de lançar um portfólio de resinas contendo masterbatches de cor denominado LNP Visualfx, desenvolvido com cores exclusivas e efeitos especiais da sua nova paleta Expression 2021/2022.

 

Baseada em estudos sobre tendências estéticas emergentes, a nova linha foi proposta a partir da detecção das preferências do consumidor, em especial para novos dispositivos móveis habilitados para 5G e aplicativos de Internet das Coisas (IoT).

 

“As principais tendências, incluindo urbanização e sustentabilidade, combinadas com sentimentos do consumidor, tais como nostalgia e o desejo de contato com a natureza, influenciaram significativamente o desenvolvimento da paleta Expression para as resinas LNP Visualfx”, informou Maureen MacDonald-Stein, Diretora de Especialidades da Sabic. “Incorporar essas cores e efeitos cuidadosamente pesquisados nas aplicações pode ajudar designers e marcas a despertar emoções positivas e comunicar valores como qualidade e estilo”, concluiu.

 

Os seis temas da paleta Expression 2021/2022 são:

 

Time’s Echo: cores retrô, caracterizadas por brilho médio e alta pureza e intensidade (croma), evocando nostalgia e criando uma ligação entre o passado e o presente. Eles dão nova vida aos elementos clássicos e permitem que a elegância fale por si.

Iridescência: as cores do arco-íris e o brilho delicado produzem impressões futurísticas e surreais. Eles simbolizam a maneira como a tecnologia nos permite alternar entre mundos virtuais, mundos imaginários e realidade.

Sweet Neon: cores fluorescentes que ocasionam a sensação de energia e entusiasmo e agradam aos jovens nativos digitais. Elas ajudam os projetos de produtos a se destacarem na tela e na vida real.

Momento: tons ricos e clássicos provocam sentimentos de calma e apelam ao desejo de experimentar a beleza de uma forma tangível. As texturas metálicas complementam e realçam as cores claras e escuras.

Re-Blossom: Cores de médio brilho e alto croma transmitem alegria e simpatia. Também representam uma mudança dramática nos valores e nos hábitos das pessoas, que estão migrando de uma filosofia de luxo e consumo para a proteção ambiental e para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Terapias naturais: tons suaves que lembram paisagens naturais contrariam a frieza da tecnologia. Essas cores são adequadas para materiais sustentáveis e recicláveis, demonstrando o poder da natureza.

 

Cada um dos temas acima abrange seis cores que podem ser aprimoradas com uma variedade de efeitos especiais.

 

Os temas Re-Blossom e Terapias Naturais são oferecidos em compostos de materiais sustentáveis. Os graus de Re-Blossom incluem um composto baseado em resinas de policarbonato (PC) com conteúdo de reciclagem pós-consumo (PCR); uma mistura de policarbonato / acrilonitrila butadieno estireno (PC / ABS) contendo modificador de impacto, não halogenada ou contendo retardante e PCR; e um composto de poli(tereftalato de butileno) reciclado (PBT) contendo a resina LNP Elcrin, produzida pela transformação química das garrafas PET pós-consumo. Já os produtos da Natural Therapies incluem resinas de copolímero de PC/siloxano com alta resistência ao impacto e até 80% de conteúdo de PCR.

 

Caixas e peças decorativas para eletroeletrônicos e eletrodomésticos, embalagens de cosméticos e componentes de acabamento interno automotivo são algumas das sugestões de aplicação dos compostos, que utilizam mais de 30 resinas de base e mais de 200 cargas diferentes para obter efeitos de estética e cor, além de propriedades como resistência ao desgaste e fricção; condutividade; resistência à chama, ao calor e química; blindagem contra interferência eletromagnética; comportamento antiestático e resistência às intempéries.


 

Conteúdo relacionado:

As cores dos plásticos em 2021

Investimento em laboratório resultará em melhores formulações


 

#Sabic #coresparaplásticos

 



Mais Notícias PI



Pesquisa aponta aumento do consumo de produtos de PVC

O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.

22/04/2025


Produção e faturamento do setor de flexíveis aumentaram em 2024

A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.

22/04/2025


Altero aumenta portfólio de poliamidas e aposta no mercado de embalagens

Representante exclusiva da chinesa Juheshun na América Latina, a Altero está expandindo sua rede de fornecimento de poliamidas e copolímeros. As estratégias abrangem o aumento da comercialização de produtos na área de embalagens e a formação de parcerias com empresas do setor de plásticos.

07/04/2025