A saudita Sabic, com subsidiária brasileira em Campinas (SP),  acaba de lançar um portfólio de resinas contendo masterbatches de cor denominado LNP Visualfx, desenvolvido com cores exclusivas e efeitos especiais da sua nova paleta Expression 2021/2022.

 

Baseada em estudos sobre tendências estéticas emergentes, a nova linha foi proposta a partir da detecção das preferências do consumidor, em especial para novos dispositivos móveis habilitados para 5G e aplicativos de Internet das Coisas (IoT).

 

“As principais tendências, incluindo urbanização e sustentabilidade, combinadas com sentimentos do consumidor, tais como nostalgia e o desejo de contato com a natureza, influenciaram significativamente o desenvolvimento da paleta Expression para as resinas LNP Visualfx”, informou Maureen MacDonald-Stein, Diretora de Especialidades da Sabic. “Incorporar essas cores e efeitos cuidadosamente pesquisados nas aplicações pode ajudar designers e marcas a despertar emoções positivas e comunicar valores como qualidade e estilo”, concluiu.

 

Os seis temas da paleta Expression 2021/2022 são:

 

Time’s Echo: cores retrô, caracterizadas por brilho médio e alta pureza e intensidade (croma), evocando nostalgia e criando uma ligação entre o passado e o presente. Eles dão nova vida aos elementos clássicos e permitem que a elegância fale por si.

Iridescência: as cores do arco-íris e o brilho delicado produzem impressões futurísticas e surreais. Eles simbolizam a maneira como a tecnologia nos permite alternar entre mundos virtuais, mundos imaginários e realidade.

Sweet Neon: cores fluorescentes que ocasionam a sensação de energia e entusiasmo e agradam aos jovens nativos digitais. Elas ajudam os projetos de produtos a se destacarem na tela e na vida real.

Momento: tons ricos e clássicos provocam sentimentos de calma e apelam ao desejo de experimentar a beleza de uma forma tangível. As texturas metálicas complementam e realçam as cores claras e escuras.

Re-Blossom: Cores de médio brilho e alto croma transmitem alegria e simpatia. Também representam uma mudança dramática nos valores e nos hábitos das pessoas, que estão migrando de uma filosofia de luxo e consumo para a proteção ambiental e para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Terapias naturais: tons suaves que lembram paisagens naturais contrariam a frieza da tecnologia. Essas cores são adequadas para materiais sustentáveis e recicláveis, demonstrando o poder da natureza.

 

Cada um dos temas acima abrange seis cores que podem ser aprimoradas com uma variedade de efeitos especiais.

 

Os temas Re-Blossom e Terapias Naturais são oferecidos em compostos de materiais sustentáveis. Os graus de Re-Blossom incluem um composto baseado em resinas de policarbonato (PC) com conteúdo de reciclagem pós-consumo (PCR); uma mistura de policarbonato / acrilonitrila butadieno estireno (PC / ABS) contendo modificador de impacto, não halogenada ou contendo retardante e PCR; e um composto de poli(tereftalato de butileno) reciclado (PBT) contendo a resina LNP Elcrin, produzida pela transformação química das garrafas PET pós-consumo. Já os produtos da Natural Therapies incluem resinas de copolímero de PC/siloxano com alta resistência ao impacto e até 80% de conteúdo de PCR.

 

Caixas e peças decorativas para eletroeletrônicos e eletrodomésticos, embalagens de cosméticos e componentes de acabamento interno automotivo são algumas das sugestões de aplicação dos compostos, que utilizam mais de 30 resinas de base e mais de 200 cargas diferentes para obter efeitos de estética e cor, além de propriedades como resistência ao desgaste e fricção; condutividade; resistência à chama, ao calor e química; blindagem contra interferência eletromagnética; comportamento antiestático e resistência às intempéries.


 

Conteúdo relacionado:

As cores dos plásticos em 2021

Investimento em laboratório resultará em melhores formulações


 

#Sabic #coresparaplásticos

 



Mais Notícias PI



Nova edição do Enafer será em Santa Catarina

Ferramentarias estarão reunidas na próxima edição do ENAFER, que será realizada em junho de 2024 no município de Joinville.

22/04/2024


Módulo posicionador de coordenadas cilíndricas chega ao mercado

Equipamento da THK pode ser usado para a automatização da manipulação e do posicionamento de embalagens plásticas.

22/04/2024


Pesquisa apontou aumento do consumo de embalagens flexíveis em 2023

Estudo realizado pela MaxiQuim a pedido da Abief mostrou que o consumo de embalagens plásticas flexíveis no Brasil aumentou em 2,5% em 2023 em relação a 2022. O consumo per capita de embalagens flexíveis no País no ano passado chegou à marca de 10,6 kg/habitante.

16/04/2024