A Terphane (Cabo de Santo Agostinho, PE), em parceria com a holandesa Avantium, empresa do setor de tecnologia química e renovável, está realizando testes com filmes feitos de poli(tereftalato de etileno) (PET) e polietileno furanoato (PEF), um biopolímero obtido a partir de açúcares de origem vegetal, com base em ácido furandicarboxílico (Furandicarboxylic acid, FDCA, em inglês). 

 

Filmes compostos, contendo poliéster e materiais de origem vegetal, estão sendo desenvolvidos por empresas situadas no Brasil e na Holanda

Os filmes de PET e PEF foram desenvolvidos a partir de um projeto encabeçado pelas duas empresas, que teve início em 2020, visando ao desenvolvimento de filmes recicláveis que serão destinados à fabricação de embalagens flexíveis alinhadas aos conceitos de sustentabilidade

 

Conforme foi divulgado pela companhia de origem norte-americana, os ensaios, que abrangem a coleta e análise de dados provenientes do processo de extrusão dos filmes, estão sendo realizados em sua planta fabril situada em Nova York.

 

Marcos Vieira, diretor global de P&D da Terphane, comentou que o filme “é feito parcialmente de PEF e tem todas as propriedades do filme de PET tradicional, inclusive no que diz respeito à sua reciclagem”. Ele complementou dizendo que “o PEF garante uma excelente resistência térmica e barreira superior às embalagens, aumentando a vida de prateleira (shelf life) dos produtos”.

 

Também foi divulgado que a Avantium prevê para 2023 o início das atividades de sua nova unidade fabril voltada para a produção de FDCA, ao passo que pretende fazer o lançamento comercial oficial de grades de PEF em 2024.  

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2714-3965.

 

 

Imagem: Terphane

 

 

Mais notícias do setor:

 

Reciclados chegam aos envelopes de e-commerce

 

Bioplásticos e embalagens antimicrobianas em projeto

 

#Avantium #Terphane #Filmes #PI



Mais Notícias PI



Aplicações do mercado brasileiro na NPE

Produtos desenvolvidos com materiais sustentáveis da UBQ para o mercado brasileiro serão expostos na feira NPE, que acontece em maio, nos Estados Unidos.

16/04/2024


Coletar 60 mil quilos de plásticos no Brasil é meta de empresas parceiras

A Lord e a Plastic Bank Brasil fizeram um acordo para promover um programa de bonificação para catadores de resíduos plásticos na Região Sudeste.

16/04/2024


Reciclagem e destinação de resíduos serão tema de evento

Nova edição do evento criado na Escola Politécnica da USP vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos sólidos.

16/04/2024