O livro Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa, publicado pela Autêntica Business – pertencente ao Grupo Autêntica – trata de um dos temas em franca ascensão nos últimos tempos dentro da indústria e cita a economia circular como sendo uma nova arena, na qual os mais diversos tipos de negócios estarão inseridos em um futuro próximo.

 

O título não trata especificamente de companhias da cadeia do plástico, mas estabelece as bases e definições de sustentabilidade e economia circular, e oferece uma perspectiva estratégica para que os profissionais e estudiosos, de empresas e organizações de diversos setores, se ajustem a fim de enfrentar essa nova realidade.

 

Além disso, Catherine Weetman – especialista em modelos de negócios sustentáveis e autora do livro –, acentua que para lidar com a eminente exaustão de vários recursos naturais, aliada aos problemas decorrentes do excesso de resíduos gerados por um consumo que tende a aumentar (segundo a prospecção de aumento populacional mundial), impõe-se um novo paradigma de negócios: a economia circular.

 

Os treze capítulos da obra são divididos em quatro partes, como mostra o gráfico ao lado disponibilizado na amostra grátis disponível em seu site. A parte um aborda uma visão geral sobre essa economia, evolução, efeitos práticos e implementação. A segunda parte explora como as companhias estão adotando os modelos de negócios circulares. A parte três trata de como esse conceito impacta a cadeia de suprimentos. E, por fim, a última parte é composta por glossário e índice para consultas.

 

O livro de 512 páginas foi traduzido para o português e está disponível para compra por meio do site da editora (www.grupoautentica.com.br/autentica-business), nas versões física (pelo preço sugerido de R$ 119,80) e digital (R$ 59,80).


 

(Fotos: Autêntica Business)

#book #livro #economiacircular #sustentabilidade #plastico



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024


PET reciclado é convertido em adesivo anticorrosivo

Uma pesquisadora brasileira desenvolveu um projeto chamado “PET Adesivo”, que consiste no uso de poli(tereftalato de etileno) reciclado na composição de filmes anticorrosivos.

25/03/2024