Um acordo estabelecido entre a fabricante catarinense de utensílios plásticos Plasvale e a ONG Eco Local (Barra Velha, SC) terá como algumas de suas premissas o recolhimento e reciclagem de resíduos plásticos encontrados em regiões litorâneas, assim como a sua destinação à fabricação de novos produtos.

 

Consórcio para recolhimento e reciclagem de resíduos plásticos foi anunciado por entidades brasileiras

A companhia divulgou que uma das frentes de trabalho relacionadas à parceria é a criação de campanhas embasadas nos conceitos de sustentabilidade, que incentivem o descarte correto de itens pós/consumo e ainda de materiais provenientes de sobras de processos industriais, tais como rebarbas e aparas, peças com defeito de fabricação, entre outros.

Os materiais recolhidos serão processados e usados para a fabricação de utensílios da linha Eco, que é parte do portfólio da Plasvale. Samanta Junges, gerente de marketing da empresa, comentou que essa parceria “nos conecta com o propósito de facilitar a vida das pessoas fornecendo utensílios práticos e duradouros”. Ela concluiu mencionando que “fazer essa logística reversa com a Eco Local vem ao encontro do que queremos para o futuro, que é oferecer utensílios reutilizáveis e 100% recicláveis”. 

 

Também foi informado em comunicado à imprensa que as ações realizadas pela ONG até o momento consistiram no recolhimento de mais de 100 toneladas de resíduos plásticos. Entidades interessadas na formação de parcerias podem entrar em contato pelo e-mail ecolocal.filipe@gmail.com.

 

 

Imagem: Plasvale

 

 

Mais notícias sobre sustentabilidade:

Reciclagem com bonificação avança no Brasil

Água em estado supercrítico: impulso para a reciclagem avançada de embalagens plásticas

 

#Sustentabilidade #Reciclagem #PI 



Mais Notícias PI



Injetora elétrica vai processar espumas de material pós-consumo

A Engel vai demonstrar na feira K a fabricação de peças para a construção civil feitas de espuma de material reciclado.

12/08/2025


Plástico de base biológica é usado em embalagem para spray nasal

A Aptar anunciou o uso de 52% de matéria-prima de origem renovável na fabricação de embalagens para o spray nasal comercializado com a marca Otrivin.

12/08/2025


As demandas centrais para o Tratado Global de Plásticos

A proibição de aditivos tóxicos e harmonização de normas internacionais para o design de produtos estão entre os tópicos abordados por membros da Fundação Ellen MacArthur, que comentaram sobre os caminhos para a criação de regras claras e obrigatórias visando ao estabelecimento de um tratado global robusto.

12/08/2025