Um acordo estabelecido entre a fabricante catarinense de utensílios plásticos Plasvale e a ONG Eco Local (Barra Velha, SC) terá como algumas de suas premissas o recolhimento e reciclagem de resíduos plásticos encontrados em regiões litorâneas, assim como a sua destinação à fabricação de novos produtos.

A companhia divulgou que uma das frentes de trabalho relacionadas à parceria é a criação de campanhas embasadas nos conceitos de sustentabilidade, que incentivem o descarte correto de itens pós/consumo e ainda de materiais provenientes de sobras de processos industriais, tais como rebarbas e aparas, peças com defeito de fabricação, entre outros.
Os materiais recolhidos serão processados e usados para a fabricação de utensílios da linha Eco, que é parte do portfólio da Plasvale. Samanta Junges, gerente de marketing da empresa, comentou que essa parceria “nos conecta com o propósito de facilitar a vida das pessoas fornecendo utensílios práticos e duradouros”. Ela concluiu mencionando que “fazer essa logística reversa com a Eco Local vem ao encontro do que queremos para o futuro, que é oferecer utensílios reutilizáveis e 100% recicláveis”.
Também foi informado em comunicado à imprensa que as ações realizadas pela ONG até o momento consistiram no recolhimento de mais de 100 toneladas de resíduos plásticos. Entidades interessadas na formação de parcerias podem entrar em contato pelo e-mail ecolocal.filipe@gmail.com.
Imagem: Plasvale
Mais notícias sobre sustentabilidade:
#Sustentabilidade #Reciclagem #PI
Mais Notícias PI
A empresa alemã vai equipar uma grande unidade de triagem mecanizada de resíduos na capital paulista. A instalação será a primeira do gênero a ser implantada na América Latina, utilizará recursos de inteligência artificial e vai recuperar 48 mil toneladas de recicláveis por ano.
05/12/2025
Processo desenvolvido por pesquisadores japoneses atua também na seleção do PET em meio a outros tipos de plásticos e resíduos.
01/12/2025
Documento oficial da Comissão Europeia tem potencial impacto no segmento de plásticos ao incluir a aceleração da adoção de conteúdo reciclado e o estímulo à inovação em reciclagem química e mecânica.
18/11/2025