Sob o slogan “Pesquisa para uso prático” (Research for practical use), o Instituto de Processamento de Plásticos (IKV) da Universidade de Aachen (RWTH) estruturou seu estande com áreas para a divulgação de três tecnologias: digitalização aplicada à moldagem por injeção, manufatura aditiva e revestimento a plasma para peças pequenas.

 

Foi montada uma demonstração prática da digitalização do processo de injeção em condições semelhantes às encontradas na indústria, levando em conta o constante aumento da complexidade do processo. A cooperação com treze parceiros da indústria tornou possível levar ao evento uma máquina de moldagem por injeção em funcionamento, equipada com recursos digitais que visam simplificara a rotina de set up com o uso de inteligência artificial.

O projeto de manufatura aditiva tratou da confecção de estruturas internas de componentes, as quais são determinantes de suas propriedades mecânicas. O projeto se concentrou no desenvolvimento de um software para gerenciar o preenchimento das estruturas 3D de forma adequada conforme diferentes níveis de cargas a que estarão sujeitas as peças finais.

No setor de revestimentos, equipe de cientistas do IKV desenvolveu uma unidade modular de tratamento por plasma altamente adaptável para o revestimento interior de pequenos artigos ocos, tais como seringas médicas, ampolas e copos de café. O objetivo é obter melhorias como aumento do o efeito de barreira contra gases e aromas, redução do atrito ou melhora da resistência química desses itens.

 

#K2019  #digitalizacaodaindustria  #manufaturaaditiva  #plastico


 



Mais Notícias PI



Sistema Wi-Fi promove comunicação entre máquinas industriais

A CTN desenvolveu dispositivos que conectam máquinas industriais e permitem a programação da execução de comandos, além da transmissão de dados provenientes da produção. O sistema é adaptável a máquinas injetoras.

12/08/2025


Injetoras conectadas em demonstração

A fabricante japonesa Shibaura fará demonstrações na K do processo de injeção com sistemas integrados e utilizando plástico reciclado.

05/08/2025


Sepro anuncia a renovação de sua linha de robôs

Maior curso, maior capacidade de carga e melhorias no sistema de controle são resultado do desenvolvimento dos robôs da companhia francesa, que serão exibidos na feira K.

17/07/2025