A Tomra Sorting (Noruega), com subsidiária em São Paulo (SP), elaborou um livro digital (e-book) que trata do uso da inteligência artificial (IA) no setor de reciclagem. Denominado “Harnessing the Potential of AI” (aproveitando o potencial da inteligência artificial), o estudo trata de 30 anos de história e contribuições da inteligência artificial para a indústria de reciclagem, com base na experiência da empresa que se especializou no desenvolvimento de equipamentos para separação de materiais por sensores. Também detalha o funcionamento do deep learning na identificação de materiais para resolver problemas não solucionáveis por meio da aprendizagem de máquina (machine learning) clássica, tendo como objetivo alcançar índices de recuperação mais consistentes do que ocorre na seleção manual, elevando o índice de pureza do material e reduzindo custos.

Nos próximos meses e anos, aqueles que estão na indústria de reciclagem ouvirão muito mais sobre o deep learning, uma parte importante da inteligência artificial”, afirmou Daniel Bender, gerente técnico de Deep Learning da Tomra Sorting. Ele ressalta que esta técnica traz a promessa de oferecer soluções para os desafios de seleção mais complexos do setor. “As operações de reciclagem que estão na vanguarda quanto ao uso da IA para selecionar materiais terão uma vantagem significativa sobre as empresas que não acompanham essa evolução”.

O e-book pode ser obtido por download gratuito no link https://solutions.tomra.com/ai-ebook


 



Mais Notícias PI



Seminário vai discutir a reciclagem como negócio

Estruturação de cadeias de reciclagem e uso de materiais reciclados serão temas das discussões da 18ª edição do Seminário de Reciclagem e Valorização de Resíduos Sólidos.

22/04/2025


Câmara de pirólise simplifica a limpeza de telas de extrusoras

Empresa paulista usou sua experiência na decapagem de gancheiras de pintura para desenvolver uma câmara de limpeza para telas de extrusoras.

01/04/2025


Seminário sobre reciclagem e valorização de resíduos terá nova edição

Será realizada em maio na capital paulista mais uma edição do evento criado na Escola Politécnica da USP, que vai reunir especialistas em gestão e reaproveitamento de resíduos.

21/03/2025