A  Editora Érica publicou a primeira edição do livro Indústria 4.0: fundamentos, perspectivas e aplicações – escrito por M. M. D. Santos, M. O. Leme e S. L. S. Junior –, o qual aborda diversos aspectos da chamada quarta revolução industrial e como esse conceito se aplica à realidade brasileira. 

 

A obra apresenta uma visão geral da Indústria 4.0 por meio de exemplos concretos de aplicação e faz uma revisão bibliográfica, que também considera o desenvolvimento da eletrônica e das telecomunicações. Os autores buscam desde o primeiro capítulo contextualizar o tema começando, por exemplo, com uma retrospectiva da evolução da automação na indústria, apresentando linhas do tempo que ilustram os anos de surgimento de diversas tecnologias até chegarmos às mais atuais. Os demais capítulos abordam ainda temas como as tecnologias relacionadas a I4.0, redes, computação em nuvem, Internet Industrial das Coisas (IIoT), big data, inteligência artificial, manufatura avançada, manutenção 4.0, aspectos de logística e suprimentos, energia, engenharia 4.0, entre outros.

 

O exemplar físico, com aproximadamente 200 páginas, está disponível para compra em sites autorizados e no da própria editora (www.editoraerica.com.br), pelo preço sugerido de R$ 51,15. 



Mais Notícias PI



Extrusão de plásticos – tecnologias e processamentos

Novo livro da Artliber com conteúdo especializado, atualizado e de aplicação tecnológica e prática voltada para profissionais e estudantes da área de polímeros.

16/06/2022


PVC em ambiente hospitalar

Brochura elaborada por entidades europeias apontam vantagens do uso do PVC em ambientes que necessitam de cuidados especiais com relação à desinfecção.

23/06/2022


Manufatura aditiva para reciclagem de plásticos

Livro fornece uma discussão abrangente sobre os avanços na manufatura aditiva tendo como matéria-prima o plástico reciclado.

12/05/2022