A editora Lidel (Portugal) lançou o livro Robótica Industrial: Indústria 4.0, escrito por J. Norberto Pires, que explora os fundamentos dos sistemas automáticos, sistemas inteligentes, inteligência artificial e robótica, uma vez que esses elementos estão se tornando mais presentes nos ambientes cotidianos e fabris. O intuito do volume é fornecer ao leitor informações introdutórias ou complementares, integrando conhecimentos de outras áreas científicas e técnicas.

 

Inicialmente a obra foi produzida como um guia para estudantes de cursos como robótica industrial e engenharia mecânica, industrial e da produção, mas foi adaptada também para profissionais da indústria. Os programas, vídeos de demonstração e outras ferramentas são fornecidos em um pacote pelo autor como material complementar. O livro, redigido em português de Portugal, possui 250 páginas e pode ser adquirido por meio do site da editora por € 25,97 (aproximadamente R$ 120,00).

 

#plastico #livroroboticaindustrial #plasticbook



Mais Notícias PI



Cresce o interesse em tecnologia digital

Estudo abordou os tipos de tecnologia digital que estão no radar da indústria de manufatura, e trouxe um panorama das áreas em que eles poderão ser usados.

06/08/2020


Vacinas contra Covid-19 serão envasadas em frascos plásticos

Empresa dos Estados Unidos contratou da alemã Zahoransky o fornecimento de linhas de fabricação no valor próximo de 25 milhões de euros. Elas vão executar a injeção, sopro, revestimento dos frascos, envase e gravação, de forma totalmente automatizada.

31/07/2020


Robôs aprendem a montar por tentativa e erro

A programação flexível de robôs é complexa no caso das tarefas de montagem. Por isso um projeto de pesquisa denominado Rob-aKademI propõe o uso de aprendizagem de máquina para torná-la mais fácil e autônoma, mudando a forma como os equipamentos “aprendem”.

22/07/2020