Por Denis Pineda*

 

A utilização da robótica dentro das indústrias traz uma série de benefícios, principalmente em relação ao ganho de eficiência, redução de riscos do operador e resolução de problemas de qualidade graças à precisão dos equipamentos.

Robôs e humanos em cooperação

 

Com os famosos robôs colaborativos (cobots) em funcionamento, eles podem facilmente assumir tarefas repetitivas, sujas ou perigosas. Assim, a mão de obra, antes direcionada para a alimentação das máquinas, pode ocupar funções nas quais as habilidades e inteligência humana são realmente importantes. 

 

Segundo pesquisas da associação norte-americana A3 Robotics, que fomenta o avanço da automação robótica, no ano de 2027, os robôs colaborativos representarão cerca de 29% do mercado global de robôs industriais. Isso será possível graças aos diversos níveis de colaboração entre eles e humanos que permitem automatizar tarefas antes não alcançadas pelos robôs convencionais.

 

Para exemplificar, Denis Pineda, gerente regional da Universal Robots, classificou essas tarefas em cinco níveis conhecidos. Confira:

 

 

 

 

 

 

 

*Denis Pineda é gerente regional da Universal Robots, empresa dinamarquesa de braços robóticos industriais colaborativos.

 

Conheça a oferta de robôs para o setor de plásticos no Guia de fornecedores de robôs da Plástico Industrial.

 

(Foto: Universal Robots)

#robos #industria40 #automacaoindustrial



Mais Notícias PI



Ciberataques à indústria, alerta para o roubo de segredos e projetos.

A Verizon divulgou um relatório, que contou com a colaboração da Apura Cyber Intelligence, que mostra o setor industrial como líder no ranking de ataques cibernéticos. Espionagem e ransomware estão entre as principais ameaças.

18/08/2025


As demandas centrais para o Tratado Global de Plásticos

A proibição de aditivos tóxicos e harmonização de normas internacionais para o design de produtos estão entre os tópicos abordados por membros da Fundação Ellen MacArthur, que comentaram sobre os caminhos para a criação de regras claras e obrigatórias visando ao estabelecimento de um tratado global robusto.

12/08/2025


Tecnologia como aliada: produtividade mais acessível para pequenas e médias indústrias de plásticos

Tornar o software de engenharia acessível para o técnico resulta diretamente em aumento da produtividade. Este é um avanço estratégico para a competitividade do setor.

24/04/2025