Por Denis Pineda*

 

A utilização da robótica dentro das indústrias traz uma série de benefícios, principalmente em relação ao ganho de eficiência, redução de riscos do operador e resolução de problemas de qualidade graças à precisão dos equipamentos.

Robôs e humanos em cooperação

 

Com os famosos robôs colaborativos (cobots) em funcionamento, eles podem facilmente assumir tarefas repetitivas, sujas ou perigosas. Assim, a mão de obra, antes direcionada para a alimentação das máquinas, pode ocupar funções nas quais as habilidades e inteligência humana são realmente importantes. 

 

Segundo pesquisas da associação norte-americana A3 Robotics, que fomenta o avanço da automação robótica, no ano de 2027, os robôs colaborativos representarão cerca de 29% do mercado global de robôs industriais. Isso será possível graças aos diversos níveis de colaboração entre eles e humanos que permitem automatizar tarefas antes não alcançadas pelos robôs convencionais.

 

Para exemplificar, Denis Pineda, gerente regional da Universal Robots, classificou essas tarefas em cinco níveis conhecidos. Confira:

 

 

 

 

 

 

 

*Denis Pineda é gerente regional da Universal Robots, empresa dinamarquesa de braços robóticos industriais colaborativos.

 

Conheça a oferta de robôs para o setor de plásticos no Guia de fornecedores de robôs da Plástico Industrial.

 

(Foto: Universal Robots)

#robos #industria40 #automacaoindustrial



Mais Notícias PI



A indústria do PVC se prepara para o Tratado Global de Plásticos

O Fórum PVC 2024, que acontece de 15 a 18 de abril na Escócia, reúne organizações de diversos países e, inclusive, do Brasil, para discutir temas relacionados à resolução de problemas causados pelo descarte incorreto de plásticos, entre outros tópicos.

16/04/2024


Plástico Brasil e VDMA formam parceria

Foi anunciada pela Associação dos Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais, da Alemanha, uma parceria com a comissão organizadora da feira Plástico Brasil, que terá nova edição em 2025.

02/04/2024


Ilac passa a representar fabricantes de chapas plásticas em geral

O Instituto do Acrílico vai reestruturar seus trabalhos e planeja passar a representar fabricantes de chapas plásticas feitas com policarbonato, PETG e poliestireno, entre outros.

02/04/2024