Categoria: Indústria 4.0




Robôs para soldagem estão disponíveis para comercialização

Foi lançada pela Kuka uma linha de robôs industriais que podem ser usados para a automatização da soldagem e de tarefas relacionadas.

07/03/2024



Curso gratuito sobre Indústria 4.0 no Colégio Técnico de Campinas

Vinculado à Unicamp, o Cotuca oferece treinamento presencial com duração de dois anos, ministrado no período noturno. Professores do colégio comentaram sobre o conteúdo do curso Técnico em indústria 4.0, indicado para profissionais do setor metalmecânico.

26/02/2024



Alerta e dados em tempo real. Dispositivo de segurança chega ao mercado

Um dispositivo que monitora a movimentação de colaboradores no chão de fábrica e dispara alertas para evitar acidentes foi desenvolvido por uma startup da Bahia.

26/01/2024



Software mapeia a deformação da superfície de fixação de ferramentas em prensas

Pesquisadores desenvolveram um sistema capaz de mapear a deformação elástica das superfícies de fixação de ferramentas em prensas. A versão demo gratuita pode ser baixada e testada.

15/01/2024



Estampagem profunda. Sistema da Schuler monitora a qualidade de peças em segundos

Combinando recursos de simulação e comparação com dados de processo, a Schuler criou um sistema de monitoramento da estampagem profunda que afere em questão de segundos a qualidade das peças produzidas.

14/12/2023



Plataforma integra laser e arco elétrico no trabalho com peças de grande porte

Projeto do Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção integra tecnologias a laser e a arco na fabricação de componentes metálicos de grande porte.

20/11/2023



Escâner 3D portátil conta com algoritmo combinado à IA

A Creaform integrou ao seu portfólio um escâner 3D portátil indicado para a inspeção de peças metálicas grandes, que conta com algoritmo de superfície inteligente.

21/11/2023



Estampagem profunda. Monitoramento e simulação melhoram a qualidade das peças.

A Schuler desenvolveu um método de monitoramento que antecipa possíveis irregularidades no processo de estampagem profunda, evitando o desperdício de material decorrente do refugo de componentes não conformes.

06/11/2023



Mapa estratégico da indústria. As diretrizes para o período de 2023 a 2032

A quarta edição do Mapa Estratégico da Indústria foi lançada pela CNI, documento que visa ao alinhamento de processos produtivos com a sustentabilidade.

06/11/2023



Uso de IA na indústria aumentou em 2022

Levantamento da GSI Brasil mostrou que o índice de uso de sistemas de inteligência artificial em parques fabris passou de 4% para 9%.

06/11/2023



Inspeção de aços com ajuda da inteligência artificial

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer desenvolveram um sistema de inspeção que utiliza aprendizagem profunda (deep learning) baseada em dados de medições anteriores para analisar a qualidade do aço usado na fabricação de rolamentos.

23/10/2023



Dassault Systèmes promove webinars sobre modelagem e simulação

Construção de design mais rápida usando modelagem e simulação é um dos temas de webinars que acontecem em outubro.

06/10/2023



Instituto Mauá inaugura espaço para projetos colaborativos

Unidade chamada de Fab Lab Móvel faz parte de uma rede global de desenvolvimento de projetos que incluem a cultura maker.

06/10/2023



CAD e a digitalização da engenharia em discussão

As perspectivas para o universo CAD em 2024 serão tema de um videocast que a SKA vai promover no início de outubro.

25/09/2023



Ferramenta reúne recursos de IA e machine learning para o chão de fábrica

Uma solução desenvolvida pela Dimensional está disponível para empresas do setor metalmecânico que pretendem monitorar processos produtivos e analisar dados. Executivos da companhia pretendem estabelecer parcerias.

25/09/2023



Consultoria terá foco no uso de IA no chão de fábrica

A KPMG e a MAP Intelligence formaram um consórcio e vão fornecer consultoria para a implementação de inteligência artificial em parques fabris.

20/09/2023



Avaliação gratuita de cibersegurança para a indústria

Laboratório de serviços cibernéticos do Senai destaca a importância de um ambiente digital seguro para a indústria e oferece avaliação gratuita de vulnerabilidade.

11/09/2023



Novos sistemas de visão serão distribuídos no mercado brasileiro

A Soma Solution vai comercializar sistemas de visão desenvolvidos pela chinesa Hikrobot. Considerados “os olhos da indústria”, esses equipamentos auxiliam no controle da qualidade de peças e componentes fabricados.

24/08/2023



Torneio de empresas e universidades acontece no Sul do Brasil

Competição vai reunir profissionais da indústria e da academia que vão participar de provas sobre temas relacionados à indústria 4.0.

24/08/2023



Tinta cerâmica para marcação resiste ao processamento de peças sob alta temperatura

Parceria entre a empresa Senodis e o Instituto Fraunhofer para Tecnologias e Sistemas Cerâmicos (IKTS) dá origem a um tipo de tinta extremamente resistente ao calor, que permite a marcação de produtos metálicos sujeitos à exposição a altas temperaturas.

14/08/2023



Consórcio industrial estuda a redução da pegada de carbono em operações de corte

Grupo liderado pela Trumpf planeja criar uma plataforma aberta que permitirá às empresas determinar a pegada de carbono de componentes fabricados a partir de chapas metálicas.

31/07/2023



Treinamento para certificação em indústria 4.0 acontece em agosto

A Primeira edição de treinamento para certificação em indústria 4.0 promovido pela VDI Brasil e Centro de pesquisa alemão será realizada no Instituto Mauá de Tecnologia.

28/07/2023



Soldagem a laser na produção de motores elétricos

Uma nova tecnologia desenvolvida pela Trumpf reduz os tempos de soldagem a laser em quase um terço.

17/07/2023



Controle da qualidade poderá ser auxiliado por IA

Um sistema de inspeção baseado em inteligência artificial usa dados de processo para prever a qualidade das peças finais e ajustar parâmetros visando ao melhor resultado.

17/07/2023



Programa promove a capacitação de mulheres para postos de liderança na indústria

O Industry4Her, uma parceria entre a VDI e a Accenture, promove a participação de mulheres nos quadros profissionais de diferentes setores industriais, com foco na capacitação nas tecnologias associadas à indústria 4.0.

03/07/2023



Novas tecnologias dão mais produtividade aos processos a laser

Lasers de pulso ultracurto e outras inovações foram discutidas em um workshop que reuniu pesquisadores de tecnologias de ponta voltadas para o setor.

30/06/2023



Projeto leva inteligência artificial aos processos de corte e soldagem a laser

Pesquisa envolvendo o Instituto Fraunhofer trata da transição das máquinas a laser automatizadas para as máquinas autônomas, nas quais a inteligência artificial contribuirá para aumentar a autonomia e a funcionalidade.

19/06/2023



MAP Intelligence promove o uso de IA no setor metalmecânico

Assistente virtual desenvolvido no Brasil pode ser implementado no chão de fábrica de empresas que trabalham com corte de chapas e tubos. O sistema de IA também pode operar junto com EPIs inteligentes, atuando na prevenção de acidentes.

19/06/2023



Kuka lança robôs indicados para soldagem a arco

Robôs têm capacidade de carga de 6 kg e versões com raio de atuação de 1.440 e 2.010 mm.

16/06/2023



Robôs para soldagem são divulgados pela Kuka

Autômatos exibidos na Expomafe se dividem em modelos de 6 eixos e do tipo plataforma.

18/05/2023



Concurso de aplicações robóticas na indústria

A Kuka promove premiação de 20 mil euros para projetos que envolvam o uso de robôs e sistemas automatizados em processos produtivos.

05/05/2023



Digitalização aplicada ao curvamento de perfis

Projeto alemão promove a digitalização das etapas do curvamento de perfis como uma forma de as empresas se prepararem para a escassez de mão de obra qualificada para a tarefa.

05/05/2023



Livro aborda os desafios na transição industrial no Brasil

Obra de autoria de um professor da FGV Ebape trata dos desafios para a transição industrial e econômica no País.

04/05/2023



Nova suíte do SigmaNEST melhora recursos de arranjos para fabricação

Versão 23 do sistema de arranjo de peças para a fabricação metálica tem recursos para aumento da produtividade e conectividade.

06/04/2023



Mini robô de seis eixos para operações industriais

Empresa japonesa vai comercializar robô que pesa 7 kg e pode movimentar cargas com peso de até 0,5 kg.

23/03/2023



Capacitação em cibersegurança industrial acontece em centro recém-inaugurado

Um laboratório voltado para a formação de profissionais em proteção de sistemas digitais industriais foi inaugurado pela Kaspersky e pelo FIAP na cidade de São Paulo.

23/03/2023



Engenharia aeronáutica terá novo centro de pesquisa

O ITA inaugurou um centro de pesquisa voltado para o projeto e construção de aeronaves que atendam aos novos desafios do mercado mundial. Manufatura avançada e robótica colaborativa estão entre os objetos de estudo.

22/03/2023



Fabricante de máquinas para soldar vai trazer tecnologias digitais para o Brasil

A Fronius pretende investir mais de 200 milhões de euros em sua marca, incluindo o desenvolvimento de sistemas de realidade aumentada para capacitação em soldagem.

13/03/2023



Treinamento sobre NR-12 em realidade virtual e no metaverso

Curso sobre segurança do trabalho, que é realizado em ambiente digital a partir do uso de óculos de realidade virtual, foi lançado por empresa brasileira.

09/03/2023



Feixes de laser programáveis levarão a máquinas mais eficientes

Projeto de pesquisa visa desenvolver feixes de laser com perfil programado livremente e com alta resolução temporal, que poderão ainda ser divididos em cópias idênticas. Combinado com o monitoramento de processo em linha e o controle inteligente, este recurso poderá levar à fabricação com índice zero de defeitos, além de economia de energia nos processos industriais que utilizam o laser.

27/02/2023



Nova plataforma digital conta com recursos para manufatura aditiva no ambiente metalmecânico

Nexus, um ambiente virtual que conta com ferramentas específicas para trabalhos de impressão 3D e para processamento de dados em tempo real no setor de corte e conformação de metais, é o nome da plataforma lançada pela Hexagon.

23/02/2023



Software para simulação de soldagem tem novos recursos

Programa Simufact Welding da Hexagon passou a contar com ferramentas atualizadas que possibilitam a otimização da sequência de processos de soldagem, bem como cruzamento de dados provenientes de simulações distintas.

13/02/2023



Fábrica inteligente é o foco das parcerias da Trumpf

Especialista em tecnologia a laser aplicada ao trabalho com chapas metálicas, a alemã Trumpf está investindo em parcerias com empresas especializadas, visando oferecer soluções completas para a manufatura inteligente no setor metalmecânico.

09/02/2023



Schuler e Autoform anunciam colaboração em tecnologias digitais

Fabricante de prensas e desenvolvedora de software anunciaram um acordo unindo software de simulação e dados de sensores de prensas no desenvolvimento de tecnologias digitais para o mercado de conformação de metais.

08/02/2023



Capacitação de técnicos é um assunto urgente para o setor metalmecânico

O Observatório Nacional da Indústria fez uma análise que apontou a abertura de vagas em 2023 e déficit de mão de obra técnica para a indústria.

30/01/2023



Fragatas serão construídas com apoio de tecnologia digital

Tablets, estações de computadores e recursos de realidade aumentada vão integrar projeto e ambiente de produção no Estaleiro Brasil Sul, da thyssenkrupp, para a construção de fragatas para a Marinha do Brasil.

30/01/2023



IoT aplicada aos processos de soldagem

Monitoramento remoto da soldagem automatizada são apostas de empresa alemã para o avanço dos processos de união de metais.

11/01/2023



Novidades da Euroblech

Equipamentos para processar chapas, que contam com recursos atualizados, indicados especialmente para empresas que estão iniciando no setor, foram lançados pela Trumpf durante a feira Euroblech.

06/12/2022



Consórcio a favor da digitalização da indústria

Empresas firmaram acordo para promover a formação de profissionais para a indústria 4.0 e a transformação digital no Brasil.

02/12/2022



Transformação digital via processos robotizados

Empresas se unem para promover a automação de processos robóticos na indústria.

18/11/2022



Inteligência artificial no pré-processamento de chapas

Sistema avalia chapas metálicas combinando testes de carga com uma solução de software de inteligência artificial, prevendo como o material vai se comportar antes mesmo das primeiras etapas de corte ou estampagem.

18/11/2022



Digitalização da indústria focada na cibersegurança

Entidades ligadas à indústria metalmecânica abordam a cibersegurança no chão de fábrica em encarte que está disponível para download gratuito.

28/10/2022



Estampagem sob monitoramento

Instituto de pesquisa propõe o uso de sensores em pontos estratégicos das prensas para promover a produção cognitiva, baseada na captura de dados para o monitoramento de processos.

25/10/2022



Estudo sugere como acelerar a digitalização da indústria

Levantamento sobre profissões e disciplinas que podem contribuir para a transformação digital e sustentável do setor metalmecânico abrange trabalhos que já estão em curso.

20/10/2022



5G para a indústria metalmecânica

Recursos para proteção de dados provenientes do chão de fábrica estão disponíveis em uma rede de comunicação que foi lançada no País.

20/10/2022



Bloqueio de ataques de hackers a linhas de prensas

Sistema de proteção cibernética para equipamentos industriais que operam conectados a plataformas digitais conta com recursos para proteção de dados provenientes do chão de fábrica.

06/10/2022



Recursos de realidade aumentada e IA para a indústria

Espaço virtual colaborativo receberá novos recursos de inteligência artificial e para construção de gêmeos virtuais, o qual já conta com ferramentas para o ramo de corte e conformação de metais.

06/10/2022



Manufatura aditiva de metais em escala industrial

Modelo de equipamento para impressão 3D em larga escala a partir de pós metálicos está disponível para comercialização.

22/09/2022



Plataforma digital está disponível para teste gratuito

Ambiente virtual colaborativo e conjunto de recursos podem ser usados gratuitamente a partir de realização de cadastro. Os usuários poderão acessar a plataforma por meio de smartphones e tablets.

12/09/2022



Fixação automatizada acelera processos de fabricação a partir de chapas

Sistema automatizado de fixação de porcas rebite, projetado com recursos para a Indústria 4.0 e aplicações seriadas, atende especialmente os setores automobilístico e de máquinas agrícolas.

09/09/2022



Programa de financiamento de projetos na indústria

Instituição vai selecionar trabalhos sobre tecnologias digitais para a indústria e poderá custear até 90% do seu desenvolvimento.

09/09/2022



Mais recursos para o projeto de estampos

Nova versão de sistema CAD/CAM recebeu melhorias que tornam mais rápido e preciso o projeto de ferramentas de estampagem.

31/08/2022



Dispositivo para inspeção de tubos chega ao mercado

Equipamento que pode detectar defeitos em cordões de solda em locais de difícil acesso conta com recurso de imagem térmica.

28/07/2022



Insper inicia curso sobre transformação digital

Conciliar o uso de recursos tecnológicos com aspectos de gestão é o principal objetivo do Programa Avançado em Transformação Digital: Gestão, Operações e Tecnologia.

15/07/2022



“Máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais

Estudo sobre o setor de máquinas e equipamentos industriais feito por agência internacional mostrou que empresas deste segmento estão focadas no desenvolvimento de pacotes de serviços que reúnam soluções integradas.

14/07/2022



Autômato colaborativo para o segmento metalmecânico

Robô que pode manipular cargas com peso de mais de 15 kg passará a ser comercializado este ano.

08/07/2022



Eficiência energética na intralogística do segmento metalmecânico

Software calcula o consumo de energia de empilhadeiras elétricas usadas para a movimentação de bobinas e chapas.

30/06/2022



Fornecedores de sistemas MES têm novo escritório

Parceria entre desenvolvedores de sistemas para gestão da produção levou ao estabelecimento de unidade comercial em SP.

17/06/2022



Consultoria gratuita sobre eficiência energética tem inscrições abertas

Orientação de empresas para redução de gastos com energia é um dos temas de um programa que tem vagas disponíveis.

09/06/2022



Manufatura inteligente, um mercado em crescimento

Tecnologias habilitadoras e crescimento por regiões são temas do estudo de 320 páginas que projeta forte crescimento para o mercado de fabricação inteligente.

09/06/2022



Sensores industriais indicados para o ramo de metais

Empresa catarinense passa a representar fabricante alemã de sensores.

06/06/2022



Cursos para o ramo de metais passam a ser oferecidos em plataforma EAD

Construção de máquinas industriais e gestão de parques fabris estão entre os temas de treinamentos.

02/06/2022



Sistema digital para controle do processamento de metais feito no Brasil

Ambiente virtual abrange a conectividade entre máquinas, além da coleta e transmissão de dados em tempo real, in loco e remotamente.

26/05/2022



Empresa aposta na locação de células robotizadas para soldagem

Flexibilidade no atendimento à demanda sazonal e aumento da produtividade são vantagens apontadas pela locadora.

25/05/2022



Análise da execução do ferramental com base em dados da estampagem 

Software integra recursos de simulação do processo de estampagem com o projeto e programação para a usinagem do ferramental respectivo.

20/05/2022



Consumíveis conectados em operações de corte a plasma

Sensores instalados no interior do cartucho captam e  transmitem dados do processo para as máquinas de corte a plasma  da Hypertherm.

20/05/2022



Equipamentos e serviços com foco na soldagem automatizada

Empresa investe em portfólio de equipamentos e serviços para a automatização de soldagem de metais.

09/05/2022



Evento terá a modernização da indústria como tema

Encontro acontece em maio e sua programação contará com palestras e exposição de produtos.

29/04/2022



Ligas metálicas de alta resistência impressas em 3D

Pós metálicos poderão dar origem a componentes em aço de alta resistência e em metal duro, que podem ser usados na confecção de postiços para ferramental de corte e conformação.

22/04/2022



Inteligência artificial a serviço do aumento da produtividade 

Conformação a quente é um dos campos de aplicação do sistema integrado de aprendizagem de máquina desenvolvido por instituto de pesquisa.

22/04/2022



Gêmeos digitais para indústria 4.0 via software de código aberto

Pesquisadores do Instituto Fraunhofer IOSB desenvolveram um sistema de código aberto que permite a criação e o gerenciamento de gêmeos digitais de produtos e instalações para a indústria 4.0.

18/04/2022



Nova linha de robôs é adaptável para soldagem

Concebidos segundo dados prospectados pela Federação Internacional de Robótica, os equipamentos têm como características a modularidade e a simplicidade de integração.

08/04/2022



ERP industrial gerencia tarefas no setor metalmecânico

Sistema contempla desde a aquisição de insumos até o produto final, passando pelo controle de processo.

31/03/2022



Robô colaborativo para o setor de metais

Autômato indicado para trabalhos de soldagem de peças metálicas passou a ser comercializado no País.

14/03/2022



Chapas metálicas e indústria 4.0: a fabricação em versão digital

Empresa de fabricação digital integra ao seu portfólio de serviços a fabricação de componentes metálicos, incluindo soldagem e acabamento, caracterizando o conceito de indústria 4.0.

28/03/2022



Inteligência artificial em operações industriais

Sistema combina recursos de robótica colaborativa, inteligência artificial e controle da qualidade.

14/02/2022



Linha de corte a laser tem CNC “amigável”

Para atender uma clientela pouco familiarizada com o sistema de controle CNC, empresa do interior paulista fornece equipamentos com ajuste personalizado.

31/01/2022



Conectividade entre máquinas no ramo de metais

Recursos digitais e pacotes de serviços serão disponibilizados em plataforma virtual.

24/01/2022



Soldagem robotizada em larga escala

Fabricante de implementos rodoviários instalou, em sua unidade em Santa Catarina, a maior célula robotizada da América Latina, para soldar estruturas completas de forma 35% mais rápida.

17/01/2022



Gerenciamento da sucata das operações de corte

Sistemas de movimentação de esqueletos de corte funcionam em linha com prensas e demais equipamentos de fabricação metálica.

13/01/2022



Novos recursos de maquinário acompanham as tendências da fabricação mecânica

Sistema a laser de alta potência, célula robotizada para dobramento e avanços em software foram anunciados pela LVD.

29/11/2021



Inteligência artificial permite o uso de dados na soldagem

Sistema integra e analisa dados gerados por robôs de soldagem a ponto e garante processos mais eficientes.

26/11/2021



Do corte de chapas à manufatura aditiva de metais baseada em laser

Fabricante de sistemas para corte de chapas a laser investe no desenvolvimento de equipamento para manufatura aditiva de metais.

26/11/2021



Investimento em projetos de indústria 4.0

Iniciativa de empresa investidora busca por novas soluções na área de inteligência artificial, robótica, IoT e computação em nuvem.

22/11/2021



Inteligência artificial será tema de conferência que começa este mês

Simpósio virtual que abordará inteligência artificial, robótica, automação e inteligência computacional terá participação da FEI, USP e Fapesp.

22/11/2021



Sistema para monitoramento de prensas passa por atualização

Nova ferramenta de análise de vídeo passou a integrar sistema de detecção de anomalias em processos produtivos.

16/11/2021



Estudo mostra que investir em tecnologia é um caminho para enfrentar a crise

Pesquisa divulgada pela CNI mostrou que 88% das indústrias que adotaram o uso de tecnologia durante a pandemia obtiveram bons resultados.

22/10/2021



Escâner 3D para medição sem contato de tubos metálicos

Equipamento usa microssondas para detectar trincas ou porosidade em superfícies internas e externas de tubos.

08/10/2021



Um ambiente de soldagem mais colaborativo

Os cobots, ou robôs colaborativos, estão chegando também ao ambiente de soldagem, oferecendo flexibilidade às linhas de fabricação.

04/10/2021



Software para monitoramento de soldagem em tempo real

Instituições desenvolvem sistema que faz supervisão de parâmetros de soldagem durante o processo.

20/09/2021



Inscrições abertas para programa de modernização industrial

Empresas participantes contarão com consultoria e assistência para digitalização de processos no chão de fábrica.

02/09/2021



Método de machine learning é capaz de revelar novos materiais úteis para a indústria

Estudo promovido pelo CNPEM mostra como a utilização de machine learning revelou 17 materiais promissores para desenvolvimento de nanodispositivos eletrônicos mais eficientes.

26/08/2021



Manufatura inteligente na estampagem de metais

​​​​​​​Instalação de sensores e controle via software do sistema de fixação de ferramentas levam a manufatura inteligente para o interior de prensas.

18/08/2021



Programa prevê ampliação de rede de plantas-piloto para a indústria 4.0

Projeto visa implantar espaços fabris dotados de sistemas digitais para testes de interconectividade entre equipamentos.

07/07/2021



Manufatura online, uma tendência no mercado de chapas

Plataforma alemã integra mais de 1.000 prestadores de serviços, distribuindo os pedidos conforme a disponibilidade e a capacidade de cada um deles.

25/06/2021



Ambiente de soldagem rumo ao conceito de indústria 4.0

Pesquisa exclusiva aponta aumento da procura por células robotizadas e o maior interesse pela conexão desses sistemas com os demais equipamentos da planta industrial.

16/06/2021



Evento on-line gratuito para a indústria

Plataforma de negócios industriais promoverá, a partir de amanhã, um evento de três dias sobre diversos temas ligados à energia, materiais, produção e automação.

07/06/2021



Software para corte de metais tem nova versão

Ferramentas para otimização de processos atualizadas estão entre as novidades do programa computacional.

31/05/2021



Novo programa de incentivo à inteligência artificial na indústria

Embrapii lança programa que unirá empresas e institutos de pesquisa em projetos de inteligência artificial para aplicação na indústria nacional.

20/05/2021



Sistema IoT permite monitorar consumo de energia elétrica de fábricas

Tecnologia consiste em sensores e hardware para coleta de dados, além de aplicativos e serviço de armazenamento em ambiente virtual.

17/05/2021



Parceria resulta no desenvolvimento de robô para inspeção de solda

Capaz de executar trajetórias complexas, robô para inspeção de linhas de solda é resultado do trabalho conjunto entre a indústria e órgão de fomento à pesquisa.

14/05/2021



Centros de competência em hardware darão apoio ao desenvolvimento industrial

Embrapii e MCTI pretendem investir na criação de dois CCHs para fomentar a pesquisa, desenvolvimento e inovação em plataformas de IoT.

10/05/2021



Centro de pesquisa em IoT e indústria 4.0 é inaugurado em SP

Nova unidade será voltada para programas de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, além de capacitação profissional.

03/05/2021



Teste rápido de materiais durante a estampagem

Pesquisadores desenvolveram um novo método para inspecionar chapas metálicas em produção, combinando testes já comprovados de fadiga mecânica com um software de inteligência artificial.

30/04/2021



Por que a ergonomia é tão importante na automação?

Executivo da Universal Robots comenta sobre a relevância da ergonomia para o desenvolvimento de uma empresa.

29/04/2021



Aumentam as ameaças cibernéticas a sistemas industriais

Levantamento realizado pela Kaspersky apontou que petróleo & gás e engenharia foram os setores que mais sofreram com o aumento dos ataques cibernéticos no último ano.

27/04/2021



Projeto de tratamento a laser de metais

Entidades se reúnem para desenvolver processos de tratamento de superfícies metálicas e equipamentos para essa área.

27/04/2021



Fabricante de máquinas expande negócios de software

A desenvolvedora de sistemas para o trabalho com chapas metálicas Lantek passa a ser uma divisão da Trumpf.

20/04/2021



Célula de soldagem automatizada integra processos MIG/MAG e a laser

Parceria entre empresas deu origem a um conjunto para soldagem automatizada que combina equipamentos do tipo MIG/MAG e a laser, conectados a um robô colaborativo.

07/04/2021



Aceleração de projetos para a indústria 4.0

Programa lançado por entidades brasileiras vai subsidiar projetos de modernização do ramo industrial.

26/03/2021



Comercialização de aços em plataforma digital

Fornecedora de metais passou a oferecer seus produtos por meio de um novo ambiente virtual.

24/03/2021



Robô industrial para trabalho com metais

Equipamento pode ser usado em linhas de produção e para acabamento e montagem de peças.

19/03/2021



Manufatura será tema de fórum online na próxima semana

A programação do evento será voltada para a digitalização da indústria e a gestão de pessoas.

18/03/2021



Acordo de integração visa aumentar a eficiência da manufatura aditiva industrial

EOS integrará o software de manufatura aditiva da Siemens em suas máquinas de impressão 3D, visando melhores índices de produtividade a nível industrial.

12/03/2021



A transformação digital no setor de máquinas e equipamentos

Abimaq convida a indústria de máquinas a participar de mapeamento que vai identificar os avanços tecnológicos e as novas oportunidades de negócio que surgem com a transformação digital.

09/03/2021



5G no chão de fábrica é tema de novo projeto

Acordo firmado entre entidades de diferentes setores levou ao início de um projeto-piloto que envolverá ensaios de redes 5G em ambientes fabris.

03/03/2021



Workshop sobre gêmeos digitais na indústria

Faculdade fará evento online no fim de março que abordará temas ligados à Indústria 4.0.

02/03/2021



Atualização de software para programação de robôs

Empresa norte-americana adicionou novas ferramentas ao programa computacional Robotmaster.

23/02/2021



Novo centro de inspeção robótica de peças metálicas em SP

Espaço situado no Parque Tecnológico São José dos Campos conta com sistemas ópticos e robôs voltados para a realização de simulações de operações do ramo automobilístico.

19/02/2021



Novas máquinas de medição 3D de peças metálicas

Equipamentos indicados para a aferição de chapas e tubos possuem versões com sistema de medição em até três eixos.

16/02/2021



Nova plataforma digital para treinamento em corte e soldagem

Empresa brasileira desenvolveu um sistema de ensino à distância que permitirá a realização de cursos e palestras sobre o processamento de metais.

15/02/2021



Adaptação de máquinas a sistemas IoT será tema de evento online

Webinar gratuito abordará a digitalização de processos e conexão entre o chão de fábrica e redes digitais.

15/02/2021



Produção industrial inteligente será tema de pós-graduação

Instituição abriu inscrições para curso EAD centrado na aplicação de processos inteligentes de manufatura.

11/02/2021



Inscrições abertas para pós-graduação em indústria 4.0

Curso terá enfoque na digitalização da manufatura e modernização de parques fabris.

09/02/2021



Oxicorte virtual disponível em simulador

Empresa norte-americana adicionou ferramentas digitais a um de seus sistemas de treinamento em soldagem para permitir que usuários simulem também o corte de metais com tocha.

29/01/2021



Webinars gratuitos sobre Indústria 4.0

Empresa abre inscrições para webinars gratuitos que abordarão temas como Indústria 4.0 e robotização.

28/01/2021



Impressora 3D de peças metálicas será instalada em centro de pesquisa na USP

Equipamento importado dos Estados Unidos poderá ser usado para prestar serviços a empresas.

28/01/2021