A fabricante alemã de prensas Schuler e a desenvolvedora de software para o trabalho com chapas e tubos metálicos Autoform (Suíça) anunciaram um acordo de colaboração técnica para impulsionar a integração e criação de novos recursos digitais voltados para a fabricação a partir de chapas e tubos metálicos.

 

Serão combinadas as tecnologias Digital Twin da Autoform e Digital Suite, da Schuler, ambas voltadas para a replicação de projetos e rotinas reais em ambiente digital. A partir do compartilhamento de conhecimento e experiências, equipes de ambas as empresas trabalharão na criação de novos recursos digitais para estamparias, especialmente no que se refere à simulação e controle em tempo real de linhas de prensas com o objetivo de melhorar a produtividade e evoluir em direção ao conceito de “produção sem falhas”.

 

Serão combinadas a tecnologia de simulação baseada em elementos finitos da AutoForm, que permite aos usuários antever aspectos de engenharia e o projeto de processos de estampagem robustos, com os dados de sensores fornecidos pelas prensas da Schuler, levando à determinação de parâmetros de controle ideais para cada peça estampada.

 

Esses parâmetros, calculados pelo software AutoForm, poderão então ser transferidos para o software da Schuler, como uma gama completa de recursos de ajuste da prensa que pode ser aplicada para controlar de forma ideal o processo de produção.

 

Domenico Iacovelli, CEO do Grupo Schuler, informou que a colaboração vai capacitar os clientes da empresa a integrarem os dados desde a engenharia até as operações da estamparia. Já Olivier Leteurtre, CEO do Grupo AutoForm, destacou que “com a solução combinada, os clientes não apenas conseguirão um aumento de produtividade tranquilo e otimizado, mas também uma correção de erros em tempo real ao longo da produção, garantindo alta qualidade contínua, redução do tempo de parada e diminuição do índice de refugo.” Ambos assinaram o contrato de cooperação entre as empresas (foto).

 

Foto: Schuler/Autoform

 

 

Leia também:

 

Linha de prensas produzirá 2 mil peças por minuto

 

Inteligência artificial no pré-processamento de chapas

 

 

#Schuler

#Autoform

#prensas

#simulaçãodeestampagem



Mais Notícias CCM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Estampagem a quente e recursos digitais serão mostrados pela Schuler na EuroBLECH

Fabricante de prensas vai expor tecnologia para estampagem a quente e união de chapas por temperatura e pressão na feira alemã EuroBLECH de 2024.

15/07/2024