O Senai CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil, que tem unidades situadas no Rio de Janeiro (RJ), passará a ministrar o curso de Pós-graduação Lato Sensu intitulado “Produção industrial inteligente” em modo de ensino à distância (EAD).

Curso EAD sobre manufatura inteligente será ministrado pelo Senai

 

O treinamento terá como tema central os chamados processos inteligentes de manufatura, e abrangerá também assuntos relacionados à aplicação de técnicas de Lean Manufacturing (ou manufatura enxuta), ou seja, a produção fabril executada de forma a mitigar eventuais desperdícios de insumos e tempo de ciclos, por exemplo.

 

Além disso, a instituição prevê a inclusão de aulas que poderão ser acompanhadas por apresentações de profissionais de diferentes empresas, assim como sessões de consultoria para o desenvolvimento e gerenciamento de projetos. Os participantes também contarão com suporte online que consistirá em salas para network e acompanhamento de aprendizado.

 

A coordenadora do curso, Marcia Castoldi, mencionou ainda que conceitos e sistemas industriais relacionados à internet das coisas (IoT) e a sistemas de análise de dados e Big Data constarão dos tópicos a serem abordados. “A expectativa é formar profissionais aptos a tornar a indústria nacional mais competitiva e produtiva com a aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso”, comentou.

 

As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de março de 2021 e o curso terá duração de nove meses. Ele é indicado para profissionais com formação em áreas como engenharia de produção, engenharia química, petróleo e gás, entre outras.

 

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. A agenda de eventos e cursos da área de corte e conformação de metais você acessa em nosso site. Confira também os nossos guias de fornecedores de máquinas e serviços para processamento de chapas e tubos metálicos.

 

 

Foto: Senai CETIQT

 

 

Reportagens similares:

 

Curso on-line de desoxidação de aços acontece este mês

 

Novo evento europeu para o setor de aços

 

 

#SenaiCETIQT #ProduçãoIndustrialInteligente #IoT #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Curso sobre metalurgia aborda a ciência dos materiais

A ABM segue com inscrições abertas para um curso EAD que tem aulas sobre o comportamento mecânico e resistência de diferentes materiais.

05/10/2026


Uso de hidrogênio como gás de corte de chapas é tema de treinamento

A Messer Cutting Systems Brasil e a Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul promovem um curso gratuito que será realizado durante a feira Mercopar.

05/10/2026


Cursos on-line abordarão projeto de estampos e melhoria da produtividade

A FIT Engineering Systems vai realizar a partir de novembro cursos direcionados para o uso do software Cimatron.

21/09/2026