A SKA, desenvolvedora de software para o ambiente de produção, estabeleceu uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) que tem por objetivo introduzir o conceito de indústria 4.0 no dia a dia dos alunos vinculados ao Laboratório do Projeto de Sistemas de Produção. O resultado foi o desenvoilvimento e a instalação de uma célula de manufatura (foto abaixo) gerenciada pelo sistema MES SYNECO.
Nomeada Plataforma Industrial para Pesquisa, Ensino e Formação em Automação (PIPEFA), a célula de manufatura é composta por cinco postos de trabalho e um sistema de transferência por esteira.
O projeto está agregando valor às atividades de ensino e pesquisa da Unicamp e preparando os estudantes para a realidade do mercado de trabalho industrial, que vem exigindo profissionais cada vez mais capacitados quanto ao uso de ferramentas de tecnologia para gestão de fábricas.
O Professor Doutor da Faculdade de Engenharia Mecânica da universidade paulista, Robert Cooper, explicou que a célula é utilizada para demonstrar para os alunos, de forma didática, o processo de planejamento e montagem de peças industriais, e a o sistema de gerenciamento da manufatura (MES) da SKA possibilita que eles visualizem e analisem os dados de produção em tempo real.
“O SYNECO é responsável por fazer o controle e execução da produção. Conectado via OPC UA (Open Platform Communications Unified Architecture, ou Plataforma de Comunicação Aberta de Arquitetura Unificada), que lê as variáveis do CLP e passa para o software, o SYNECO verifica quais postos de trabalho estão em operação, quantas peças foram produzidas, quantas faltam, qual a eficiência dos postos e outros dados importantes da produção, salvando essas informações no banco de dados utilizado pela aplicação”, explicou Cooper.
Por se tratar de um projeto de pesquisa, a SKA precisou instalar outras soluções de hardware e software na célula para gestão da produção, assim como representação do gêmeo digital (digital twin). O maior desafio foi a leitura das variáveis do CLP por parte do SYNECO. “Para isso, foi utilizado o protocolo de comunicação OPC UA. Para cada posto de trabalho (5 no total), o software abre uma seção OPC (caminho para a leitura), e foi necessário por parte da SKA alterar as configurações de abertura e encerramento de seções para o nosso caso específico”, detalhou o professor.
O analista de implantação MES da SKA, Adolfo Luis Clemente da Silva, comentou que esse processo facilita a obtenção de dados. “Essa comunicação via protocolo OPC UA com o SYNECO Production facilitou a captação dos dados e a identificação de cada variável, permitindo a simulação do processo produtivo da célula PIPEFA e a comparação do que foi planejado com o que foi obtido na realidade”, explicou.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: SKA
Notícias relacionadas:
Mais Notícias CCM
O Programa Brasil Mais Produtivo, que une as instituições Senai, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES, entra em uma fase que visa estimular a transformação digital de pequenas e médias indústrias.
23/09/2024
Trumpf e SiMa.ai anunciaram o início de uma parceria estratégica para desenvolver sistemas a laser com inteligência artificial.
09/08/2024
Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.
15/07/2024