Adalberto Rezende, da redação.


Uma plataforma industrial chamada T4F - Tool for Future - está sendo desenvolvida com o objetivo de promover parcerias entre empresas do setor metal mecânico. A plataforma, criada a partir de um convênio formado pela ABINFER - Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais, ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - e a Elos, já está disponível para a realização de pré-cadastro.

A plataforma T4F funciona como um ecossistema onde ferramentarias que fabricam estampos para conformação de chapas e instituições de pesquisa e ensino, por exemplo, poderão encontrar informações sobre entidades que tenham interesses comuns. Além disso, conforme a divulgação feita no 18º Encontro Nacional de Ferramentarias – ENAFER 2026 –, realizado em São Paulo (SP), as companhias participantes poderão passar por uma avaliação e receber diagnóstico de maturidade.


As partes envolvidas no projeto utilizam uma metodologia que envolve a gestão em quatro pilares: estratégia, operação, produção e equipes. Os recursos da plataforma incluem gestão industrial e suporte por meio de inteligência artificial (IA) 


O acesso à plataforma T4F - Tool for Future pode ser feito pelo endereço eletrônico https://tool4future.com.

 

 

 

Imagens: Divulgação.

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________

 

Leia mais notícias sobre o setor metal mecânico:

 

ABB aposta na automação flexível e no avanço da soldagem colaborativa

 

Corte e soldagem a laser passam a integrar o portfólio da White Martins



Mais Notícias CCM



Siderúrgica investe em produção de laminados no Ceará

A ArcelorMittal vai investir R$ 35 milhões na instalação de uma linha para produção de aços laminados a quente no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

27/07/2026


Lamiera 2027 abre inscrições online para expositores

Organizada em seis áreas temáticas, a edição 2027 da feira italiana Lamiera vai enfatizar temas como conectividade, tecnologia de união, elementos de fixação e inspeção da qualidade no segmento de chapas e tubos metálicos.

27/07/2026


Parceria internacional promove tecnologia de soldagem e corte a laser

Cooperação entre instituições da Alemanha e Coreia do Sul prioriza o desenvolvimento de processos de corte e soldagem de componentes metálicos.

27/07/2026