A Böllhoff, multinacional alemã especializada em tecnologia de fixação e sistemas de montagem, anunciou recentemente o desenvolvimento de uma solução automatizada para seu sistema de fixação de porcas rebite em chapas metálicas que combinam diferentes materiais, uma condição recorrente nas empresas do segmento automobilístico e de máquinas e implementos agrícolas.


 

Projetada com recursos para a indústria 4.0, ela executa também a captação de sinais para permitir o monitoramento de 100% da produção, gerando dados valiosos para que os fabricantes possam melhorar continuamente os seus processos produtivos.


 

"A tecnologia permite a fixação eficiente e automática de porcas rebite em chapas de diferentes tipos de materiais como, por exemplo, alumínio, aço ou inoxidável em uma mesma junta", disse Flávio Silva, CEO da Böllhoff Brasil. 


 

O executivo destacou que dentre os benefícios do uso da solução automatizada estão maior confiabilidade e agilidade na produção, além da redução de peso na montagem de carrocerias, o que pode ocasionar ganhos significativos de eficiência energética e capacidade de carga. 


 

"A automação, consequentemente, traz uma diminuição relevante do custo operacional como um todo, incluindo a redução do tempo nesta etapa de fixação de porcas rebite na linha de montagem das fábricas", comentou Flávio Silva.


 

A solução automatizada foi apresentada durante a 15ª edição do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, realizada em São Paulo (SP), no final de agosto.  


 

Foto: Cabeçote de instalação automática para porcas rebite/Böllhoff Brasil




 

Leia também:

 

Mais recursos para o projeto de estampos

 

Agronegócio e infraestrutura por trás do salto de vendas da Trumpf no Brasil


 

#fixaçãodechapas

#Bollhoff



Mais Notícias CCM



Eventos e cursos do setor metal mecânico para 2026

Feiras de máquinas, aços e metalurgia serão realizadas em São Paulo. A Firjan SENAI abriu inscrições para cursos gratuitos no Rio de Janeiro.

24/11/2025


Bicicletas elétricas puxam o desempenho do setor de duas rodas

A Abraciclo revisou suas projeções de desempenho para 2025, tendo como produtos mais consumidos as motocicletas de baixa cilindrada e as bicicletas elétricas, cuja produção já registra crescimento de 144,8% em relação a 2024.

24/11/2025


Ferramenta de acesso remoto em versão industrial

Novo recurso do sistema TeamViewer foi desenvolvido para atender a demanda industrial de tecnologia operacional (TO) com mais segurança de dados.

24/11/2025