A Böllhoff, multinacional alemã especializada em tecnologia de fixação e sistemas de montagem, anunciou recentemente o desenvolvimento de uma solução automatizada para seu sistema de fixação de porcas rebite em chapas metálicas que combinam diferentes materiais, uma condição recorrente nas empresas do segmento automobilístico e de máquinas e implementos agrícolas.


 

Projetada com recursos para a indústria 4.0, ela executa também a captação de sinais para permitir o monitoramento de 100% da produção, gerando dados valiosos para que os fabricantes possam melhorar continuamente os seus processos produtivos.


 

"A tecnologia permite a fixação eficiente e automática de porcas rebite em chapas de diferentes tipos de materiais como, por exemplo, alumínio, aço ou inoxidável em uma mesma junta", disse Flávio Silva, CEO da Böllhoff Brasil. 


 

O executivo destacou que dentre os benefícios do uso da solução automatizada estão maior confiabilidade e agilidade na produção, além da redução de peso na montagem de carrocerias, o que pode ocasionar ganhos significativos de eficiência energética e capacidade de carga. 


 

"A automação, consequentemente, traz uma diminuição relevante do custo operacional como um todo, incluindo a redução do tempo nesta etapa de fixação de porcas rebite na linha de montagem das fábricas", comentou Flávio Silva.


 

A solução automatizada foi apresentada durante a 15ª edição do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, realizada em São Paulo (SP), no final de agosto.  


 

Foto: Cabeçote de instalação automática para porcas rebite/Böllhoff Brasil




 

Leia também:

 

Mais recursos para o projeto de estampos

 

Agronegócio e infraestrutura por trás do salto de vendas da Trumpf no Brasil


 

#fixaçãodechapas

#Bollhoff



Mais Notícias CCM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Estampagem a quente e recursos digitais serão mostrados pela Schuler na EuroBLECH

Fabricante de prensas vai expor tecnologia para estampagem a quente e união de chapas por temperatura e pressão na feira alemã EuroBLECH de 2024.

15/07/2024