A alemã Kuka, com filial em São Bernardo do Campo (SP), divulgou a sua nova linha de robôs de 6 eixos Cybertech KR 6 R1440-2 arc HW E na Expomafe. A série é recomendada para operações automatizadas de soldagem, podendo ser usada para unir chapas, tubos e perfis metálicos, por exemplo. 

 

Esta série de autômatos é composta por modelos que têm corpo rígido e design que proporcionam alta precisão no posicionamento do braço. De acordo com Edouard Mekhalian, diretor-geral da empresa no Brasil, que concedeu entrevista à Corte e Conformação de Metais, os robôs podem ser integrados a sistemas automatizados e, inclusive, podem se comunicar com fontes de soldagem a arco.

 

 

Além disso, outro modelo de robô foi divulgado pela companhia no evento. Trata-se do KMP 600-S diffDrive. Este pode operar como uma plataforma móvel, ou, popularmente falando, como um “carrinho”, em parques fabris. Ele tem capacidade para movimentar cargas com peso de até 600 kg e é indicado para a movimentação de peças metálicas, insumos e/ou transporte de ferramentas. Pode se deslocar com velocidade de até 2 m/s em linha reta.

 

Conforme explicou Edouard, “tanto os robôs de 6 eixos quanto o do tipo plataforma podem ser configurados para trabalhar no chão de fábrica de forma colaborativa. Os clientes podem nos consultar sobre a possibilidade de implantação de sistemas de segurança, por exemplo, sobre o funcionamento dos scanners a laser que estão instalados na frente e atrás do robô KMP 600-S, além de muitos outros fatores como o tipo de aplicação e o layout do chão de fábrica”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Kuka.

 

 

Imagens: Kuka/Divulgação.

 

 

Mais notícias:

 

Mini robô de seis eixos para operações industriais

 

Fabricante desenvolve conformadora a frio sob medida para estruturas metálicas

 

Hidrogênio verde: espaço para novos negócios no setor metalmecânico

 

#Kuka #RobôsIndustriais #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Eficiência energética movida a dados

Projeto de pesquisa aborda o tratamento de dados de processos de conformação e o seu encaminhamento para modelos de IA e aprendizagem de máquina. Eles são usados para retroalimentar os sistemas de comando e promover o aumento da eficiência dos processos produtivos como a estampagem a quente.

21/10/2024


Transformação digital para a pequena e média indústria

O Programa Brasil Mais Produtivo, que une as instituições Senai, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES, entra em uma fase que visa estimular a transformação digital de pequenas e médias indústrias.

23/09/2024


SKA desenvolve célula de manufatura para laboratório de produção da Unicamp

Uma parceria entre a fornecedora de software para produção SKA e a Universidade Estadual de Campinas resultou na instalação de uma célula de manufatura para execução de atividades educacionais da Faculdade de Engenharia Mecânica.

26/08/2024