A alemã Kuka, com filial em São Bernardo do Campo (SP), divulgou a sua nova linha de robôs de 6 eixos Cybertech KR 6 R1440-2 arc HW E na Expomafe. A série é recomendada para operações automatizadas de soldagem, podendo ser usada para unir chapas, tubos e perfis metálicos, por exemplo. 

 

Esta série de autômatos é composta por modelos que têm corpo rígido e design que proporcionam alta precisão no posicionamento do braço. De acordo com Edouard Mekhalian, diretor-geral da empresa no Brasil, que concedeu entrevista à Corte e Conformação de Metais, os robôs podem ser integrados a sistemas automatizados e, inclusive, podem se comunicar com fontes de soldagem a arco.

 

 

Além disso, outro modelo de robô foi divulgado pela companhia no evento. Trata-se do KMP 600-S diffDrive. Este pode operar como uma plataforma móvel, ou, popularmente falando, como um “carrinho”, em parques fabris. Ele tem capacidade para movimentar cargas com peso de até 600 kg e é indicado para a movimentação de peças metálicas, insumos e/ou transporte de ferramentas. Pode se deslocar com velocidade de até 2 m/s em linha reta.

 

Conforme explicou Edouard, “tanto os robôs de 6 eixos quanto o do tipo plataforma podem ser configurados para trabalhar no chão de fábrica de forma colaborativa. Os clientes podem nos consultar sobre a possibilidade de implantação de sistemas de segurança, por exemplo, sobre o funcionamento dos scanners a laser que estão instalados na frente e atrás do robô KMP 600-S, além de muitos outros fatores como o tipo de aplicação e o layout do chão de fábrica”.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Kuka.

 

 

Imagens: Kuka/Divulgação.

 

 

Mais notícias:

 

Mini robô de seis eixos para operações industriais

 

Fabricante desenvolve conformadora a frio sob medida para estruturas metálicas

 

Hidrogênio verde: espaço para novos negócios no setor metalmecânico

 

#Kuka #RobôsIndustriais #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Parceria entre Miller e Novarc vai promover o uso de robótica e IA na soldagem

Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.

17/03/2025


Böllhof aprimora o processo clinching para fixação de chapas

A empresa lançou um equipamento que proporciona a união de chapas e perfis de aço carbono, aço inox e alumínio sem o uso de fixadores.

17/03/2025


Soldagem a laser portátil e mais rápida

A chinesa Maxphotonics anunciou o desenvolvimento de um equipamento para soldagem a laser portátil com rendimento superior a processos concorrentes como o TIG.

03/02/2025