A alemã Kuka, com filial brasileira na cidade de São Bernardo do Campo (SP), lançou um robô autônomo que pode movimentar cargas com peso de até três toneladas. É recomendado para trabalhos que requeiram a movimentação de chapas metálicas e perfis, por exemplo.

 

Ele é chamado KMP 3000P e pode operar como uma plataforma móvel, ou, popularmente falando, como um “carrinho”, em parques fabris. O autômato é equipado com câmeras 3D, permitindo que ele tenha uma visão de 360°, e scanners a laser. Assim, pode evitar e/ou contornar eventuais obstáculos no chão de fábrica.

 

Conforme informações fornecidas à imprensa, o modelo pode se movimentar em qualquer direção e, inclusive, em sentido diagonal. Ainda de acordo com a companhia, dependendo do tipo de operação, os clientes podem optar pelo uso de dois robôs para transportar chapas com peso maior do que três toneladas, desde que sejam programados para operar em conjunto.

 

O novo robô pode ser comandado por meio do software KUKA.AMR, que possibilita também a integração de outros robôs móveis autônomos a sistemas operacionais industriais.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações. Na seção Indústria 4.0 em nosso site você encontra mais notícias sobre robótica industrial e sistemas automatizados para a indústria de corte e soldagem de metais.

___________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Kuka/Divulgação.

 

Mais notícias:

 

Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

 

Alltech passa a fornecer máquinas de corte a laser

 

#Kuka #RobôIndustrial #CorteConformaçãoMetais



Mais Notícias CCM



Máquina para furação de tubos passa por atualização

Equipamento da Unistamp atualizado agora pode fazer furação tanto em tubos quanto em cantoneiras e perfis metálicos.

20/05/2024


Máquinas da Oxipira passam a contar com sistema de monitoramento

A fabricante brasileira fornecedora de soluções de corte de metais está oferecendo ao mercado máquinas equipadas com um sistema de monitoramento a partir de dados de produção que permite a detecção e o ajuste de parâmetros, visando maior produtividade.

21/05/2024


Bases para estampos e componentes

Companhia da região metropolitana de São Paulo fornece linhas de bases para estampos e acessórios.

20/05/2024