O Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Produção (IPT) desenvolveu um robô industrial que integra ferramentas para a execução de três processos com a finalidade de unir, reparar ou funcionalizar peças e superfícies metálicas. O equipamento, um modelo disponível comercialmente, executa a estruturação por feixe de laser e também a soldagem por deposição a laser e a arco, de forma precisa, em componentes feitos de metal com dimensões de até 2.500 x 4.000 mm.

 

O cabeçote multitarefa é baseado em um sistema otimizado da Fronius Deutschland GmbH e foi integrado em um robô industrial com o objetivo de desenvolver cadeias de processos adaptáveis e eficientes em projetos de pesquisa e desenvolvimento, juntamente com a indústria, que possam ser integrados de maneira econômica em ambientes de produção existentes.

 

As aplicações incluem a produção, o revestimento e o reparo de componentes metálicos em uma ampla superfície de trabalho e com a alta mobilidade do braço do robô, que permitem acomodar itens como pás de rotores de usinas hidrelétricas. Uma combinação das tecnologias também é possível sem a necessidade de fixar novamente o componente: trocando o cabeçote de processamento é possível combinar um processo aditivo como soldagem por deposição a laser, e um ablativo, como a estruturação.

 

Para poder competir com os sistemas de alta precisão já existentes, o cabeçote de estruturação do laser foi otimizado para detectar automaticamente desvios de posição e corrigí-los de forma independente. Para a soldagem por deposição a arco, o Fraunhofer IPT está atualmente desenvolvendo e testando planejamento de trajetória totalmente digitalizado. Neste caso, um software de planejamento vai detectar e compensar automaticamente as flutuações do processo usando dados obtidos de sensores integrados e processados e usando algoritmos de aprendizagem de máquina.

 

 

Imagens: Fraunhofer

 

 

Leia também:

 

Estampagem profunda. Monitoramento e simulação melhjoram a qualidade das peças

 

Uso de IA na indústria aumentou em 2022

 

 

 

 



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024