O centro de pesquisa Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI), situado na Universidade de São Paulo (USP), está trazendo para o Brasil uma impressora 3D voltada para a fabricação de peças feitas em materiais metálicos que poderá ser usada para a prestação de serviços a empresas.

 

Instituto de pesquisa brasileiro adquire impressora 3D de metais
 

O equipamento, que recebeu o nome de “Studio System” e é fabricado pela empresa norte-americana Desktop Metal, é capaz de produzir peças com formato complexo com comprimento e altura de até 150 mm, assim como largura máxima de 250 mm. A impressora utiliza cartuchos com bastonetes metálicos em estado sólido misturados a materiais poliméricos.


 

Além da impressora, farão parte do aparato um tanque destinado ao processamento químico de peças acabadas, procedimento conhecido como “debinder”, e um forno que tem capacidade para gerar temperaturas de até 1.400 ºC.

 

 

Segundo informações dos pesquisadores, o novo equipamento fará parte de programas de apoio ao Hub Brasil de Manufatura Aditiva, abrangendo o desenvolvimento de produtos para os ramos automobilístico, aeroespacial, entre outros, bem como a participação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

 

 

“A vantagem dessa impressora é que ela pode fabricar já em metal peças de formato complexo, coisas que não dá para fazer por meio de métodos de manufatura comuns. Estamos falando de peças com muitas curvas, com acabamentos específicos”, comentou Emílio Carlos Nelli Silva, engenheiro mecânico, professor da Escola Politécnica da USP e diretor do Programa de Engenharia do RCGI.


 

 

Emílio salientou ainda que a impressora 3D e os demais equipamentos poderão ser alugados por empresas, permitindo a confecção de protótipos em períodos muito mais curtos em relação aos métodos convencionais de manufatura.

 

 

Outra característica do novo conjunto que chama a atenção são as dimensões dos equipamentos. Em comunicado à imprensa, a entidade afirmou que o aparato ocupará um espaço de 50 m2 do laboratório onde será instalado. “É um equipamento que vai auxiliar os projetos internos do RCGI e da universidade, e ainda ajudar a difundir essa tecnologia que está crescendo não só no Brasil, mas no mundo”, disse Francisco Oliveira, pesquisador do Laboratório de Otimização de Sistemas Multifísicos (MSOL), da Poli-USP.


 

 

A chegada da nova impressora à instituição está prevista para daqui a dois meses e o valor negociado, segundo as partes envolvidas, é de aproximadamente US$ 155 mil (cerca de R$ 850 mil). A compra está sendo intermediada pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (USP).




 

Saiba mais sobre a impressora 3D aqui e a respeito de digitalizadores ópticos 3D em nossos guias. Acesse também artigos técnicos que abordam a aplicação de metais em diferentes processos.


 

 

 

Reportagens similares:

Impressora multimateriais é desenvolvida entre parceiros europeus

Processos de impressão tridimensional: uma atualização

 

 

 

Foto: Nova impressora 3D para fabricação de peças metálicas fornecida pela Desktop Metal será adquirida pelo instituto brasileiro RCGI.

 

 

 

#DesktopMetal #RCGI #USP #Impressão3D #Metais



Mais Notícias CCM



Investimento em corte e estampagem de metais na Açotubo

Uma nova prensa e um sistema progressivo de alimentação de chapas passarão a integrar a linha de estampagem de metais do Grupo Açotubo. Ambas vão entrar em operação nos próximos meses. Profissionais que integram o time da empresa comentaram sobre investimentos no desenvolvimento de pacotes de serviços de corte, dobra e estampagem, e na capacitação de colaboradores.

22/03/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024


Fabricante alemã de motores elétricos vai expor na AgriShow

A Dunkermotoren vai promover o uso de motores elétricos integrados a sistemas de IoT durante a feira AgriShow.

22/03/2024