O Senai anunciou a abertura de inscrições para o Programa de Mentoria Digital, um projeto que tem como premissa a prestação de serviços de consultoria e monitoramento por meio de plataformas digitais e em modo presencial para empresas que desejam implantar sistemas de coleta de dados provenientes de suas linhas de produção, ou para supervisão de processos de forma remota, por exemplo.

Programa de modernização de fábricas fornecerá mentoria para empresas

A instituição será responsável pela mentoria voltada para trabalhos de digitalização de processos. Em comunicado à imprensa, ela informou como funcionará o programa: será feita a conexão de um determinado equipamento pertencente à empresa participante a uma plataforma MES (Manufacturing Execution System), o que permitirá o processamento de dados coletados a partir daí.

 

Dessa forma, cada uma das empresas poderá ter acesso em tempo real às informações coletadas a partir de seus respectivos parques fabris. Além disso, o programa visa à atualização de sistemas industriais, uso de softwares para processamento de dados e ao desenvolvimento de frentes de trabalho para capacitação profissional.

 

 

Senai lança projeto de mentoria para empresas que querem a indústria 4.0 na sua fábrica

“Com a digitalização, é possível ter na palma da mão processos que estão sendo executados no chão de fábrica e com isso avaliar o funcionamento das etapas. Os dados são enviados para uma nuvem e é possível acessá-los por celular ou computador, e com isso descobrir se uma linha de produção está parada, por exemplo”, comentou Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai.

 

De acordo com a instituição, a mentoria terá duração de 70 horas, com previsão de execução no período de cinco meses. Também foi informado que o atendimento será dividido em sessões grupais e individuais.


 

 

Trabalhos em curso

 

Além do Senai, a execução do programa de mentoria será realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Este projeto faz parte do Programa Brasil Mais, que é coordenado pelo Ministério da Economia e tem gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

 

Senai divulga programa para a indústria

De acordo com dados divulgados pelas entidades, alguns projetos voltados para a digitalização e conectividade de parques fabris integrados ao programa nos últimos anos apresentaram resultados positivos. Como é mostrado no infográfico ao lado, foi observado um aumento da produtividade de empresas que iniciaram trabalhos de modernização de sistemas voltados para a manufatura enxuta, o mesmo ocorrendo com companhias que o fizeram na manufatura avançada.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

 

Imagens: Senai

 

Reportagens similares:

Método de machine learning é capaz de revelar novos materiais úteis para a indústria

 

Programa prevê ampliação de rede de plantas-piloto para a indústria 4.0

 

#Senai #Indústria40 #ManufacturingExecutionSystem #CorteeConformaçãodeMetais


 



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024