A TopSolid'Brasil, com sede em São Paulo (SP), divulgou durante a última edição da Feimec alguns dos novos recursos dos seus sistemas, com destaque para o módulo TopSolid’Steel, voltado para o trabalho com estruturas metálicas, um segmento que vem se expandindo no Brasil.
O módulo se integra aos softwares do tipo BIM (Building Informatiom Modeling), empregados em projetos de construção civil, possibilitando a transferência de dados de uma plataforma à outra, o que acelera o projeto e a execução das estruturas metálicas. A partir do projeto CAD são feitas, por exemplo, a planificação e o plano de aproveitamento (nesting) das barras e perfis , envolvendo todas as informações que alimentarão o comando da cadeia de máquinas a jusante, incluindo equipamentos de corte e dobramento de chapas.
Outro desenvolvimento anunciado na feira foi o TopSolid’Inspection, voltado para o controle dimensional de peças. A ferramenta é capaz de atribuir instrumentos de medição para cada produto e definir critérios de calibração, colaborando com a rastreabilidade das peças e integrando recursos de ERP e FMEA tendo em vista a gestão do status da produção.
O TopSolid'Virtual também foi apresentado como uma solução que leva a um novo patamar a representação de processos e produtos visando à sua validação. O módulo efetua a renderização de projetos em tempo real, o que permite a visualização ultra realista de projetos.
Imagem: TopSolid
Leia também:
Monitoramento da produção acessível para pequenas e médias empresas
#TopSolid
Mais Notícias CCM
A Messer Gases do Brasil aposta na ampla implementação de sistemas de processamento de chapas, tubos e perfis de aço que utilizam hidrogênio como gás de corte, e também na criação de parcerias e treinamento.
30/10/2026
A tecnologia de Peak Shaving, desenvolvida pela SafanDarley, combina acionamento elétrico e buffer de energia para suprir picos de carga na dobra de chapas, eliminando a infraestrutura elétrica como gargalo para expansão industrial.
30/10/2026
Novo modelo da BLM aplica feixe de laser diretamente sobre peças pré-conformadas, com o objetivo de assegurar a precisão geométrica ao final da linha de produção.
03/11/2026