Por Adalberto Rezende, da redação da CCM

 

A Dassault Systèmes, com matriz na França e escritório regional em São Paulo (SP), divulgou recentemente que a sua plataforma virtual colaborativa 3DExperience poderá ser utilizada gratuitamente por empresas do setor metalmecânico que pretendem digitalizar seus processos produtivos como, por exemplo, modelagem de produtos feitos a partir de corte, conformação e soldagem de chapas e/ou tubos metálicos.

 

Ambiente virtual poderá ser testado gratuitamente por empresas do ramo de metais

A proposta consiste na disponibilização do acesso a softwares e ferramentas digitais, bem como a ambientes para o compartilhamento de informações em tempo real, a empresas que têm interesse em testar recursos deste tipo. Para isso, os interessados devem realizar um cadastro.

 

De acordo com Thiago Amorim e Felipe Oliveira, consultores de processos industriais da companhia, os profissionais que já possuem a licença para a utilização dos softwares da série Solidworks também podem solicitar informações sobre o acesso gratuito à plataforma, assim como a respeito da atualização de recursos, entre outros. 

 

Alguns dos recursos disponíveis no ambiente virtual são envio de e-mails, criação de espaços para comunicação entre departamentos, páginas para postagem de informações, compartilhamento de painéis de trabalho (dashboards), combinação de ferramentas e controle de acesso a dados de projetos. Segundo informações da Dassault Systèmes, a plataforma virtual poderá ser acessada por meio de smartphones e/ou tablets, o que envolve o uso de aplicativos que podem ser baixados gratuitamente.

 

Em um primeiro momento, os profissionais que desejam testar a plataforma devem informar o seu e-mail profissional, além de fornecer outras informações que serão requeridas nas respectivas etapas para a realização do cadastro.

 

Esta operação pode ser feita pelo link: https://discover.solidworks.com/pt-br/whether-installed-on-your-computer-or-directly-in-the-cloud-start-using-3dexperience-works-design-solutions-right-now

 

 

Imagem: Captura de tela da plataforma 3DExperience desenvolvida pela Dassault Systèmes.

 

 

Mais notícias do setor:

 

Mais recursos para o projeto de estampos

 

Metaverso e indústria conectados

 

#DassaultSystèmes #PlataformaDigital #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Lantek terá novo recurso para processamento de chanfros

O software para fabricação a partir de chapas vai receber atualizações que serão demonstradas em duas feiras internacionais.

15/09/2025


Curso de conformação de chapas acontece na UFPR

Treinamento com formato híbrido terá início em novembro de 2025 e a Universidade Federal do Paraná também está programando turmas para 2026.

15/09/2025


Microstep investe em inovação e tecnologia para máquinas de corte

Representada pela Oxipira, a Microstep passou a integrar um projeto de desenvolvimento de recursos tecnológicos aplicados à manufatura na indústria metal mecânica que inclui manutenção preventiva e otimização de processos.

15/09/2025