A alemã KASTO, representada no Brasil pela Akra (Diadema, SP), desenvolveu um sistema magnético robotizado para manipulação de barras metálicas com seção quadrada ou redonda, e também para tubos redondos ou perfilados.
Denominada KASTOpick, a unidade executa a movimentação automatizada em turnos 24/7, sem necessidade de intervenção humana, permitindo que as máquinas subsequentes sejam comissionadas de forma segura.
O sistema robótico obtém todas as informações necessárias para remoção e transporte seguros por meio da comunicação com o software de ERP da empresa e com as máquinas a montante ou a jusante na linha de produção. O padrão de empilhamento das barras é otimizado automaticamente com base nas dimensões do material e no volume do pedido.
Detecção por sensor 3D
O KASTOpick escaneia o material armazenado com um sensor 3D e cria uma nuvem com mais de nove milhões de pontos de medição, que serão a base para as informações a serem processadas pelo software, que inclui algoritmos para evitar colisão. Ele reconhece as barras e determina os pontos de fixação ideais. Isso permite que o sistema separe até mesmo materiais não classificados, sem necessidade de processo de aprendizagem de máquina. O sistema ainda seleciona automaticamente a ferramenta apropriada para a movimentação do material.
A KASTO oferece também o sistema KASTOpickSheet, para manipulação automática de chapas metálicas.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Kasto
Leia também:
Mais Notícias CCM
A ESAB anunciou a aquisição da EWM, fabricante alemã de equipamentos para soldagem industrial e sistemas de automação deste processo.
18/08/2025
Nova edição do Expert Training, programa oferecido pela VDI Brasil, acontece em outubro e oferece certificação internacional em Indústria 4.0.
18/08/2025
A empresa do Paraná opera sob o guarda-chuva do Grupo Cristófoli Biossegurança e integrou ao seu portfólio a linha de células robotizadas FAZ. As células contam com tecnologias desenvolvidas por companhias parceiras e são recomendadas para a fabricação de diferentes tipos de peças metálicas.
04/08/2025