A dificuldade de encontrar mão de obra qualificada e a insalubridade inerente a alguns procedimentos tornou a soldagem um processo bastante passível de automação, com a ampla adoção de robôs nas atividades repetitivas.

 

Um movimento relativamente recente é a chegada ao ambiente da soldagem dos robôs colaborativos, os chamados cobots, bastante úteis especialmente na produção de lotes de pequenos volumes e mix de peças muito variados.

 

Em comparação com os robôs industriais, eles têm custos de investimento mais baixos, podem ser usados em diferentes níveis de colaboração, quase não demandam instalações fixas ou precauções de segurança extremas, podendo ainda ser programados sem muito conhecimento especializado. Além disso, eles podem manter ou aumentar a capacidade de produção para que as empresas enfrentem picos de demanda, mesmo diante da escassez de soldadores certificados.

 

A possibilidade de combinar a automação com a sensibilidade humana, que é inerente aos cobots, levou o Centro de Tecnologia e Inovação (ITC) da Abicor Binzel, com unidade em Petrópolis (RJ), a desenvolver uma linha de equipamentos denominada Robipak, para atuação em conexão com robôs colaborativos, certificada para uso com os autômatos da Universal Robots (UR).

 

O equipamento é recomendado para aplicações com refrigeração a água ou a ar, dispondo de tocha, suporte da tocha e conjunto de cabos, além da fonte de solda robotizada iRob, para processos MIG/MAG.

 

A programação é feita por meio do plug-in UR CAP, que estende a interface de programação com funções adicionais e típicas do processo de soldagem, com a introdução de comandos como “início da soldagem”, “parada na soldagem” ou “definir parâmetros de soldagem”. O sistema possui de atualizações disponíveis para download, o que mantém os recursos do equipamento em dia com as novas necessidades dos usuários.


 

Foto: Abicor Binzel



 

Conteúdo relacionado:

 

Software para monitoramento de soldagem em tempo real

Ambiente de soldagem rumo ao conceito de indústria 4.0


 

#cobotsnasoldagem     #RobiPak



Mais Notícias CCM



Acordo simplifica programação de robôs para indústrias

A ENCY Software e a Stäubli Robotics formaram uma parceria que tem por objetivo tornar a programação de robôs mais intuitiva, rápida e acessível.

24/07/2026


Automação na descarga de chapas evita gargalos em linhas de corte

Parceria entre Lantek e Tecoi resulta em um sistema robótico de paletização simultâneo ao processamento de componentes, que reduz o tempo de ciclo na manufatura.

13/07/2026


Metrologia 3D sem fio chega à inspeção de peças grandes

Novos digitalizadores portáteis operam sem cabos no chão de fábrica, simplificando o controle dimensional e os ensaios não destrutivos em peças de grande porte.

13/07/2026