A norte-americana Protolabs estabeleceu um conceito de fabricação digital  que contempla a execução de diversos processos de manufatura sob encomenda, podendo ser considerado um modelo de utilização das ferramentas digitais  para o ambiente de produção, de acordo com o conceito de indústria 4.0.

 

Um dos serviços oferecidos é a fabricação a partir de chapas metálicas. A empresa fornece peças e montagens por meio de um sistema de cotação on-line que assegura a execução de qualquer quantidade de itens. São processados materiais como alumínio, latão, cobre, aço inoxidável, aço carbono e aço galvanizado de diversas espessuras, com a assessoria de uma equipe de engenheiros que otimizam projetos de peças por meio de recursos disponíveis também on-line.

São oferecidos igualmente serviços como soldagem MIG e TIG, posicionamento de insertos, rebitagem, revestimento por processos a pó, revestimento por via química, serigrafia e montagem. O revestimento por pó na cor branca (foto ao lado) é uma das opções de acabamento.

 

A atenção às diretrizes de projeto é clara, evitando ruídos de comunicação entre a empresa e seus potenciais clientes. Dados como dimensões e tolerâncias de dobra, além de orientações técnicas sobre raios de curvatura, compensações aplicadas nos processos de dobramento, execução de furos e ranhuras, por exemplo, permanecem disponíveis on-line, assim como dicas de projeto.

E para difundir a cultura da fabricação digital, fazendo com que todos os envolvidos falem a mesma língua, a empresa desenvolveu um guia para o projeto de peças a partir de chapas metálicas (foto ao lado) que pode ser baixado gratuitamente aqui.

 

A empresa foi fundada por um engenheiro de software que iniciou o conceito de fabricação digital aplicando-o à moldagem de plásticos de forma mais econômica, escalável e com foco em software. O sucesso da iniciativa fez com que a Protolabs partisse para processos como a usinagem CNC, a impressão 3D e a manufatura a partir de chapas metálicas. Hoje dispõe de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento denominado Protoworks, composto por desenvolvedores de software, engenheiros mecânicos e especialistas em manufatura que se dedicam a desenvolver e adaptar o seu conceito de fabricação a todo tipo de produto final. Com unidades nos Estados Unidos, Europa e Japão, a empresa desenvolve atualmente projetos e parcerias de fabricação em nível global.


 

Fotos: Protolabs


 

Conteúdo relacionado:


 

Inteligência artificial em operações industriais

Novos recursos de maquinário acompanham as tend~encias da fabricação mecânica



 

Chapasmetálicas #indústria4.0 #Protolabs



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024