A segurança de dados é um fator crítico no ambiente industrial, tendo em vista a complexidade e o volume de informações sobre o ambiente de produção que circulam nos sistemas computacionais empregados, em especial no segmento de metalmecânico, em que a digitalização tem avançado intensamente.

 

Este assunto foi tema de um encontro que reuniu gerentes das 42 diretorias regionais do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), entidade que representa hoje 8 mil indústrias em todo o Estado de São Paulo.

 

A imersão no tema aconteceu na arena do Cyber Lab Services do Senai Paulo Antônio Skaf, em São Caetano do Sul, na região do ABCD Paulista. A escola, que tem 32 laboratórios e capacidade para 1.900 alunos, é especializada em cursos de nível complexo na área de Tecnologia da Informação (TI). A unidade possui, por exemplo, o primeiro computador quântico educacional de toda a América Latina.


Oliver Guerino, coordenador de Tecnologia do Senai-SP, explicou que a preocupação com cibersegurança faz parte do “pacote da indústria 4.0, que aumenta a produtividade, mas também traz riscos de ataques de hackers. "Quando falamos de preparação para a digitalização e para segurança cibernética, precisamos ter consciência de que é necessário trabalhar de forma conjunta três frentes: processos, pessoas e tecnologia", comentou.

 

De acordo com o coordenador, dados do Senai-SP mostram que dentre as empresas de pequeno porte, 23% têm média vulnerabilidade a ataques cibernéticos, enquanto 50% têm risco alto potencial. Por outro lado, é impossível dizer que 27% das empresas restantes, com baixo risco, estejam completamente livres dos ataques. Todas as empresas que passam pelo processo de digitalização estão expostas às ameaças cibernéticas, que podem comprometer a reputação, operação, faturamento e até a própria sobrevivência do negócio.

 

Treinamento e avaliação gratuita

 

O Senai está preparando para este mês treinamentos on-line gratuitos voltados para a segurança de dados na indústria. Informações serão divulgadas em breve, e as empresas interessadas em estimar seu grau de vulnerabilidade em termos de cibersegurança podem participar de uma autoavaliação gratuita do Senai de São Caetano pelo link https://cyberscore.istic.io/.

 

 

Imagem: Senai

 

 

 

Leia também:

 

Digitalização aplicada ao curvamento de perfis

 

Consórcio a favor da digitalização da indústria

 

#cibersegurança



Mais Notícias CCM



Smartphones e tablets industriais para locação

Dispositivos móveis corporativos oferecidos pela Simpress, para locação, contam com sistema de segurança em caso de roubo ou perda.

19/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024


Célula robotizada de soldagem aumenta a produtividade da Tedesco

A Dalca Brasil desenvolveu uma célula para a Tedesco Sistemas de Armazenagem que aumentou em 30% a produtividade da linha de soldagem de perfis e longarinas.

22/03/2024