Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU), trabalharam em uma abordagem holística para o monitoramento da prensagem de chapas. O foco está na coleta abrangente de informações usando sensores que podem ser facilmente adaptados. Neste caso, eles foram denominados smartNOTCH e utilizados com base em um algoritmo de avaliação inteligente para monitoramento de processo e qualidade durante o processo de conformação.

 

Sem afetar o processo de conformação ou as propriedades da máquina, os pontos de fixação da ferramenta das prensas podem se tornar fontes de dados valiosos para a chamada “produção cognitiva”, um conceito similar à manufatura inteligente, ou seja, baseada na tomada de decisões com base em dados de processo.

 

Os pequenos sensores são montados em slots com formato T, de diferentes tamanhos, que podem ser encaixados em vãos no corpo das máquinas. Eles permitem a coleta de informações em vários pontos e também diretamente na ferramenta, sendo usados para detectar as mínimas deformações do leito da prensa durante o processo. Equipados com sistemas de medição extremamente sensíveis, capazes de registrar deformações elásticas altamente dinâmicas e precisas, eles estabelecem uma comunicação sem fio com a unidade de controle por meio de uma porta wi-fi (gateway) posicionada na mesa ou no martelo.

 

Devido ao design compacto dos sensores, não é necessário alterar especificações da prensa, e o espaço de instalação de ferramentas pode continuar a ser totalmente utilizado.

 

As informações captadas podem ser analisadas individualmente ou relacionadas e vinculadas a outras fontes de dados, tornando possível a realização de análises de tendências e irregularidades do processo, com a consequente correção rápida de parâmetros. Informações sobre as propriedades elásticas da prensa podem também ser usadas para reduzir o tempo de treinamento e tornar mais objetivo o processo de ajuste das ferramentas.


 

Foto: Fraunhofer IWU

 

Leia também:

 

Bloqueio de ataques de hackers a linhas de prensas

 

Recursos de realizade aumentada para a indústria


 

#FraunhoferIWU

#smartnotch

 



Mais Notícias CCM



Analisador portátil identifica ligas metálicas instantaneamente

Novos modelos de analisadores portáteis permitem a identificação de elementos de liga em metais de forma rápida e com recursos de conectividade.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Estampagem a quente e recursos digitais serão mostrados pela Schuler na EuroBLECH

Fabricante de prensas vai expor tecnologia para estampagem a quente e união de chapas por temperatura e pressão na feira alemã EuroBLECH de 2024.

15/07/2024