Pesquisadores do Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU), trabalharam em uma abordagem holística para o monitoramento da prensagem de chapas. O foco está na coleta abrangente de informações usando sensores que podem ser facilmente adaptados. Neste caso, eles foram denominados smartNOTCH e utilizados com base em um algoritmo de avaliação inteligente para monitoramento de processo e qualidade durante o processo de conformação.

 

Sem afetar o processo de conformação ou as propriedades da máquina, os pontos de fixação da ferramenta das prensas podem se tornar fontes de dados valiosos para a chamada “produção cognitiva”, um conceito similar à manufatura inteligente, ou seja, baseada na tomada de decisões com base em dados de processo.

 

Os pequenos sensores são montados em slots com formato T, de diferentes tamanhos, que podem ser encaixados em vãos no corpo das máquinas. Eles permitem a coleta de informações em vários pontos e também diretamente na ferramenta, sendo usados para detectar as mínimas deformações do leito da prensa durante o processo. Equipados com sistemas de medição extremamente sensíveis, capazes de registrar deformações elásticas altamente dinâmicas e precisas, eles estabelecem uma comunicação sem fio com a unidade de controle por meio de uma porta wi-fi (gateway) posicionada na mesa ou no martelo.

 

Devido ao design compacto dos sensores, não é necessário alterar especificações da prensa, e o espaço de instalação de ferramentas pode continuar a ser totalmente utilizado.

 

As informações captadas podem ser analisadas individualmente ou relacionadas e vinculadas a outras fontes de dados, tornando possível a realização de análises de tendências e irregularidades do processo, com a consequente correção rápida de parâmetros. Informações sobre as propriedades elásticas da prensa podem também ser usadas para reduzir o tempo de treinamento e tornar mais objetivo o processo de ajuste das ferramentas.


 

Foto: Fraunhofer IWU

 

Leia também:

 

Bloqueio de ataques de hackers a linhas de prensas

 

Recursos de realizade aumentada para a indústria


 

#FraunhoferIWU

#smartnotch

 



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024